O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, assinalou que as tensões causadas internacionalmente pelos testes nucleares da Coreia do Norte preocupam o Papa Francisco.

“Em resposta a uma pergunta sobre a delicada situação na península coreana, posso confirmar a preocupação do Santo Padre e da Santa Sé pelas contínuas tensões na área por causa dos testes nucleares realizados pela Coreia do Norte”, indicou Burke em um comunicado divulgado nesta terça-feira.

Esta preocupação, acrescentou, “foi reiterada hoje por Dom Antoine Camilleri, subsecretário da Santa Sé para as relações com os estados”, durante o encontro da Agência Internacional de Energia Atômica realizado em Viena.

No último dia 9 de setembro, o país comunista realizou seu quinto teste nuclear através de uma explosão subterrânea que foi celebrada pelo seu líder Kim Jong Un, o qual não se importou com os protestos da comunidade internacional.

Em março deste ano, o Conselho de Segurança da ONU emitiu a resolução 2270 que contemplou duras sanções contra a Coreia do Norte, após o seu quarto teste nuclear, realizada no último dia 6 de janeiro.

Atualmente, depois do quinto teste, o Conselho de Segurança prepara uma nova resolução para obrigar Kim Jong Un a abandonar o desenvolvimento de armas nucleares.

Entretanto, hoje o ministro da Unificação da Coreia do Sul, Hong Yong-pyo, advertiu que “há sinais de que Pionyang (Coreia do Norte) se prepara para realizar um novo teste de suas armas nucleares neste ano”.

Segundo a agência Yonhap, o novo ensaio poderia ocorrer no próximo dia 10 de outubro, quando o regime comunista estiver celebrando 71 anos da fundação do Partido do Trabalho da Coreia, cuja data pode ser usada como pretexto para realizar o sexto teste nuclear ou lançar um míssil balístico intercontinental.

Confira também: