A Arquidiocese de Puebla informou que 30 igrejas foram danificadas depois do terremoto de magnitude 7,1 que atingiu o México e provocou a morte de cerca de 200 pessoas na terça-feira, 19 de setembro.

Além disso, a Igreja local fez um apelo à calma e lamentou a morte de 8 pessoas devido ao desabamento do templo em Atzala, Chietla, e 3 em Jolalpan. Segundo o último relatório da Caritas Internacional, morreram 43 pessoas em Puebla.

“Ante a crise que existe em nosso estado devido ao terremoto que sofremos hoje, fazemos um apelo a nos mantermos calmos, a estarmos atentos às indicações das autoridades, sermos solidários com aqueles que mais necessitam e não arriscarmos a nossa vida e a dos outros desnecessariamente”, indica o comunicado em 19 de setembro.

Em seguida, a Arquidiocese pediu que Deus tenha misericórdia dos falecidos e de todas as vítimas, e manifestou a sua proximidade aos familiares.

Em relação aos relatórios de danos nos templos e nas paróquias, informaram que as autoridades de proteção civil realizarão as revisões técnicas no momento adequado.

“Pedimos a compreensão de todos, caso o templo que vocês frequentem não esteja aberto, pois aguardamos a opinião das autoridades relevantes”, assinalou o comunicado.

Os templos danificados até agora são:

Na capital de Puebla:

1. São Sebastião
2. La Compañia
3. Templo do Carmo
4. Ermida de Ocotlán
5. Nossa Senhora de Ocotlán
6. Capela de Corpus Christie em Satélite Magisterial
7. Templo de São Jerônimo
8. La Concórdia
9. São João de Latrão
10. São Felipe Hueyotiplan
11. A Puríssima Conceição
12. São Francisco de Assis
13. Casa da Família São João Paulo II

Em Cholula:

1. Paróquia de São Pedro
2. Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios

Em Amozoc:

1. Templo Paroquial
2. Templo de Luis Guanela

Em Atlixco:

1. Paróquia da Natividade
2. O Convento
3. Metepec
4. Puríssima Conceição

Em Izúcar de Matamoros:

1. Paróquia de São Domingos

Em Chietla:

1. Templo de Atzala
2. Templo de Pilcaya
3. Santa Ana Coatepec
4. Templo Jolalpan
5. Templo de Tepeojuma
6. Templo Ixcamilpa
7. Templo de Santa Cohetzala
8. Paróquia de Ahuatepec

Para ajudar as vítimas em Puebla, tanto à Caritas quanto ao Banco de Alimentos Caritas de Puebla distribuirão alimentos, artigos de higiene pessoal e fraldas.

Mais em

Confira também: