No dia 7 de março deste ano, o Custódio da Terra Santa, Padre Pierbattista Pizzaballa OFM, apresentou aos cônsules de Jerusalém, o projeto do ‘Terra Sancta Museum', uma exposição permanente com a qual se busca mostrar ao mundo os tesouros que ao longo dos séculos foram doados aos Franciscanos, e desta maneira ajudar a que os visitantes de todas as partes do mundo compreendam a história do cristianismo.

A inauguração está prevista para 2015 no coração da Cidade Antiga de Jerusalém.
Durante o encontro, na sede da Custódia da Terra Santa, o Padre Pizzaballa expôs aos presentes alguns dos objetos que farão parte da exposição permanente. Entre esses tesouros encontra-se uma dalmática do século XVIII, presente do Cardeal Ottoboni, assim como uma capa pluvial pontifical que foi doada por Luis XIII em 1621, e um pequeno trono e candelabros de prata doados por Felipe IV, rei da Espanha, entre outros.

Durante a apresentação deste projeto, o Custódio da Terra Santa disse que a história da cristandade, assim como a dos franciscanos, que são os custódios dos Santos lugares há oito séculos, "constitui um patrimônio que faz parte da história desta terra, mas também de todos os países que sempre mantiveram um forte vínculo com Jerusalém e com a Terra Santa, além de ter um significado fundamental para todos os cristãos do mundo".

O Padre Pizzaballa adiantou que o projeto contará com três seções: uma arqueológica, outra histórica e uma multimídia, as quais terão um grande valor educativo que, além de envolver os visitantes e peregrinos, incluirá à comunidade vizinha especialmente estudantes de escolas locais, assim como jovens.

"Uma pequena seleção de um vasto patrimônio que abrange distintos séculos e que conta uma história de proximidade e relações entre a Terra Santa e o resto do mundo; um patrimônio que quer fazer-se público, para dar a todos a possibilidade de aproximar-se e aprofundar nesta riqueza histórica, arqueológica e artística da qual os franciscanos são custódios há séculos", destaca a nota da imprensa dos custódios da Terra Santa.