A Romaria Nacional do Terço dos Homens pretende reunir mais de 50 mil peregrinos neste fim de semana no Santuário de Aparecida. A expectativa é atingir um número recorde, superando o ano passado.

Em 2016 foi contabilizada a participação de 50 mil devotos de Nossa Senhora Aparecida só nesta Romaria. Segundo o Irmão João Batista de Viveiros, Missionário Redentorista responsável pela animação da Romaria, no ano passado, “a Basílica já ficou pequena para acolher tantos homens rezando juntos”.

“É a expressão do grande amor de Deus e do carinho da Nossa Senhora pelas famílias e por todos nós”, comenta.

Foram contabilizadas mais de 50 mil inscrições para esta romaria. Entretanto, como a inscrição dos grupos não é obrigatória – é feita para a participação no sorteio de brindes –, muitos se somam à romaria sem se inscrever. Por isso, o número de participantes pode ser ainda maior.

Neste ano, a romaria chega à sua 9ª edição, com o tema “Homens do terço: é preciso lançar as redes!”. O evento agrega no Santuário Nacional de Aparecida centenas de comunidades de todas as regiões do país. São grupos que, semanal ou mensalmente, se reúnem para a reza do Terço em um ambiente exclusivamente masculino em suas paróquias.

O ponto alto da romaria será no sábado, 18 de fevereiro, com a recitação do Santo Terço no Altar Central da Basílica, aos pés da Imagem de Nossa Senhora. Mas, nesta sexta-feira já começam algumas atividades para a acolhida dos grupos.

Às 18h haverá a Missa de abertura, seguida por uma procissão que percorrerá os quase três quilômetros que distanciam a Basílica do Porto Itaguassu, local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida. No local os Homens do Terço terão um pequeno momento de reflexão.

Para o reitor do Santuário Nacional, Padre João Batista de Almeida, essa procissão é simbólica, pois “João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso, os pescadores que encontraram a imagem em 1717 não eram do Terço dos Homens, mas com certeza foram os primeiros homens que rezaram diante daquela pequena imagem”.

Também na noite desta sexta-feira terá início uma vigília, para que aqueles que chegarem ainda na madrugada de sábado já sejam inseridos no clima oracional da Romaria. Na manhã de sábado, às 8h, será meditado o tema deste ano, “Homens do terço: é preciso lançar as redes!”.

A programação segue com a Missa solene, às 10h30, e recitação do Santo Terço, às 13h45. Por fim, acontece a consagração dos homens à Nossa Senhora Aparecida.

Confira também: