Em resposta às notícias que sustentam que terroristas do Estado Islâmico (ISIS) estão ameaçando de morte o Papa Francisco assinalando-o como o “portador de uma falsa verdade”, o diretor do Escritório de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi, declarou que não há razão para a preocupação e desmentiu os rumores.

“Não há nada sério nisto. Não há uma preocupação particular no Vaticano. Esta notícia não tem fundamento”, declarou hoje à agência CNA do Grupo ACI de notícias em inglês.

Os rumores sobre o ISIS e o Bispo de Roma deram a volta ao mundo ontem depois da publicação de um artigo no jornal italiano “Il Tempo”, segundo o qual o número de Jihadistas na Itália está em aumento devido à influência de imigrantes não identificados no país.

O artigo sustenta que os fundamentalistas islâmicos do Estado Islâmico, grupo liderado por Al-Baghdadi, querem “elevar o nível de confrontação” na Europa e mencionaram fontes israelenses segundo as quais que o Papa seria um dos potenciais alvos do ISIS como o “maior expoente das religiões cristãs”.

Al-Baghdadi é considerado o chefe de estado e monarca absoluto do autoproclamado Estado Islâmico (ou califado) no Iraque ocidental e Síria nororiental, e é o anterior líder do Estados Islâmico do Iraque e o Levante (ISIL), também denominado como o Estados Islâmico do Iraque e Síria (ISIS).

Apesar de notícias sobre ameaças de atentados na Europa e especificamente contra o Papa parecem serem infundadas, no dia 20 de agosto a rede italiana de televisão RAI informou que a Itália reforçou sua segurança. Segundo a própria emissora, porém, não há indícios sólidos de ameaças ou ataques no país apesar de que o governo tenha emitido um alerta de alcance nacional.