Na Missa celebrada nesta terça-feira, 24, na Casa Santa Marta, dia em que a Igreja celebra a solenidade do nascimento de São João Batista, o Papa falou das três ‘vocações’ do maior entre os profetas: preparar, discernir e diminuir. O Pontífice frisou também que “Um cristão não anuncia a si mesmo, mas o Senhor”.

Preparar a vinda do Senhor, discernir quem é Ele e diminuir-nos para que Ele cresça. Essas foram as três atitudes que Francisco indicou em relação a João Batista, modelo sempre atual para os cristãos. O Papa, assinala a nota da Rádio Vaticano, ressaltou que João preparava o caminho para Jesus sem tomar nada para si; suas palavras chegavam ao coração.

A segunda vocação do profeta foi distinguir, entre tantas pessoas boas, quem era o Senhor. O Espírito Santo revelou-lhe a identidade do Messias e ele teve a coragem de anunciar: ‘Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo’.

A terceira vocação de João Batista de que o Papa falou foi a de diminuir-se a si próprio e deixar que Jesus seja o centro. A vida do profeta reduziu-se, diminui-se para que o Senhor crescesse.

“Um cristão não anuncia a si mesmo, anuncia outro, prepara o caminho para outro: o Senhor. Um cristão deve saber discernir, deve conhecer como discernir a verdade daquilo que parece verdade e não é: homem de discernimento. E um cristão deve ser homem que saiba se diminuir para que o Senhor cresça no coração e na alma dos outros”, concluiu o Santo Padre.