Carregando...
Síria: Vândalos se reconciliam com cristãos após roubo e profanação de uma Igreja

ROMA, 23 Nov. 12 / 12:08 pm (ACI/EWTN Noticias).- Um ato de vandalismo seguido de desculpas e um momento de reconciliação. Foi o que aconteceu em Qara, na diocese de Homs ao oeste da Síria, onde em 19 de novembro foi profanada a antiga igreja dos Santos Sergio e Baco, do século VI.

Conforme assinala a agência vaticana Fides, os vândalos roubaram mais de 20 ícones do século XVIII e XIX, manuscritos antigos e vestimentas. Também profanaram o altar e trataram de roubar um famoso afresco do século XII, a "Madonna do leite". Na tentativa de arrancá-lo da parede o danificaram, deixando dois cortes na imagem da Virgem.

Logo após a difusão da notícia em Qara, uma cidade sob o controle total da oposição síria, surgiu uma cadeia de solidariedade em todas as comunidades.

Os chefes de família, líderes tribais, líderes muçulmanos e de outras confissões visitaram a igreja para mostrar sua solidariedade ao sacerdote grego católico Georges Luis que, com um sacerdote grego-ortodoxo, continua celebrando Missa para as poucas famílias cristãs de Qara, mantendo acesa a chama da fé.

O Patriarca grego-ortodoxo Ignacio IV Hazim e o Patriarca grego-católico Gregorios III Laham foram informados e exortaram tanto ao governo como à oposição para que garantam a segurança no país que, como já disseram, "está se afundando no caos", devido aos atos de bandidagem, sequestros, assaltos, massacres, bombardeios de zonas residenciais.

Os fiéis cristãos e muçulmanos de Qara se reuniram em vigílias de oração. No dia 21 de novembro, festa da Apresentação da Virgem no templo, aconteceu algo que a comunidade local definiu como "um milagre".

De manhã, um caminhão com homens mascarados parou em frente à igreja. O grupo pediu para reunir-se com o padre Georges. Conforme o sacerdote informou à agência, os homens lhe disseram que "não achamos que está bem o que os nossos companheiros fizeram. Pedimos-lhe que nos perdoem. Somos uma comunidade, um povo, uma nação. Sua segurança é a nossa. Está sob nossa responsabilidade".

A maior parte dos objetos roubados –que, se não fossem recuperados, já estavam destinados ao mercado de contrabando– foram restituídos para a alegria e o alívio de todos.

O Padre Georges serviu um café arábico aos homens e muitas outras pessoas do bairro se uniram ao momento de compartilhar. Um final marcado pela reconciliação que o movimento local "Mussalaha" felicitou.

Etiquetas: Síria, ataques contra templos católicos

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Jul
23

Católico em dia

23 de julho de 2014

  • Você sabia que: Os requisitos para pertencer ao Colégio Cardenalício foram estabelecidos no Concílio de Trento em sua sessão XXIV de 11 de novembro de 1563.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Santo do dia

Santa Brígida »

Saito
Data
03/29/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: