Carregando...
Síria: Vândalos se reconciliam com cristãos após roubo e profanação de uma Igreja

ROMA, 23 Nov. 12 / 12:08 pm (ACI/EWTN Noticias).- Um ato de vandalismo seguido de desculpas e um momento de reconciliação. Foi o que aconteceu em Qara, na diocese de Homs ao oeste da Síria, onde em 19 de novembro foi profanada a antiga igreja dos Santos Sergio e Baco, do século VI.

Conforme assinala a agência vaticana Fides, os vândalos roubaram mais de 20 ícones do século XVIII e XIX, manuscritos antigos e vestimentas. Também profanaram o altar e trataram de roubar um famoso afresco do século XII, a "Madonna do leite". Na tentativa de arrancá-lo da parede o danificaram, deixando dois cortes na imagem da Virgem.

Logo após a difusão da notícia em Qara, uma cidade sob o controle total da oposição síria, surgiu uma cadeia de solidariedade em todas as comunidades.

Os chefes de família, líderes tribais, líderes muçulmanos e de outras confissões visitaram a igreja para mostrar sua solidariedade ao sacerdote grego católico Georges Luis que, com um sacerdote grego-ortodoxo, continua celebrando Missa para as poucas famílias cristãs de Qara, mantendo acesa a chama da fé.

O Patriarca grego-ortodoxo Ignacio IV Hazim e o Patriarca grego-católico Gregorios III Laham foram informados e exortaram tanto ao governo como à oposição para que garantam a segurança no país que, como já disseram, "está se afundando no caos", devido aos atos de bandidagem, sequestros, assaltos, massacres, bombardeios de zonas residenciais.

Os fiéis cristãos e muçulmanos de Qara se reuniram em vigílias de oração. No dia 21 de novembro, festa da Apresentação da Virgem no templo, aconteceu algo que a comunidade local definiu como "um milagre".

De manhã, um caminhão com homens mascarados parou em frente à igreja. O grupo pediu para reunir-se com o padre Georges. Conforme o sacerdote informou à agência, os homens lhe disseram que "não achamos que está bem o que os nossos companheiros fizeram. Pedimos-lhe que nos perdoem. Somos uma comunidade, um povo, uma nação. Sua segurança é a nossa. Está sob nossa responsabilidade".

A maior parte dos objetos roubados –que, se não fossem recuperados, já estavam destinados ao mercado de contrabando– foram restituídos para a alegria e o alívio de todos.

O Padre Georges serviu um café arábico aos homens e muitas outras pessoas do bairro se uniram ao momento de compartilhar. Um final marcado pela reconciliação que o movimento local "Mussalaha" felicitou.

Etiquetas: Síria, ataques contra templos católicos

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Abr
20

Católico em dia

20 de abril de 2014

  • Você sabia que: O Colégio Cardenalício conta atualmente com somente um cardeal nomeado por João XXIII, o Cardeal austríaco Franz Koenig, de 95 anos.

Videos

A falta de oração leva à mediocridade espiritual
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé
Bento XVI: O concílio e a beleza da nossa fé
A oração jamais pode ser feita de modo individualista

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: