O Instrumento de trabalho que será usado pelos bispos de todo o mundo durante a III Assembleia Geral Extraordinária, a ser celebrado entre os dias 5 e 19 de outubro no Vaticano, sobre "os desafios pastorais nas famílias no contexto da evangelização" será apresentada na quinta-feira 26 no Hall João Paulo II da sala de imprensa da Santa Sé.

O documento, que foi elaborado a partir das respostas dos Episcopados, Congregações ou movimentos de todo o mundo, consultados pela Santa Sé, servirá de guia para expor os temas que deverão ocupar os participantes, um total 150 pessoas durante o Sínodo de Bispos, incluindo padres e leigos que terão parte no evento.

Entre os temas que estão sobre a mesa, será estudado com especial atenção a pastoral espiritual aos divorciados que voltaram a casar, a preparação para o sacramento do matrimônio, e os desafios da família no mundo atual. Todo isso forma parte de um longo processo que culminará com uma exortação apostólica do Papa.

O texto, será publicado na próxima quinta-feira recolhe as respostas a uma espécie de pesquisa em nível mundial, realizada pela Santa Sé para preparar essa cúpula episcopal, que implicou as Conferências Episcopais de todo o mundo, as Igrejas do Oriente e do Ocidente, os organismos da Cúria Romana, as Congregações religiosas, assim como pessoas individuais (bispos, sacerdotes, membros de Institutos de vida consagrada, leigos, associações e movimentos eclesiásticos).

Este foi um exaustivo trabalho de investigação de imensa amplitude geográfica a partir de um questionário de 38 perguntas sobre os temas mais problemáticos da pastoral familiar, nas que se pediu a opinião dos fiéis em temas como a contracepção, os casais heterossexuais não casados pela Igreja e as homossexuais ou a comunhão para os divorciados que voltaram a casar.

“O Sínodo mundial de Bispos fará uma reflexão comunitária para elaborar orientações pastorais comuns mantendo-se em um caminho de plena comunhão da comunidade eclesiástica".