A Sala de Imprensa do Vaticano divulgou as celebrações litúrgicas que o Papa Francisco presidirá na Semana Santa deste ano.

Em 25 de março, Domingo de Ramos, o Santo Padre presidirá a Missa da Paixão do Senhor e abençoará os ramos de palmeiras e oliveira dos fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

No mesmo dia, é celebrada a 33ª Jornada Mundial da Juventude em nível diocesano, cujo o lema será “Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus”.

Em 29 de março, Quinta-feira Santa, o Papa presidirá a Missa do Crisma, na Basílica de São Pedro, às 9h30, junto com cardeais, patriarcas, arcebispos, bispos e sacerdotes presentes em Roma.

Na Missa do Crisma, abençoará os óleos que serão usados na administração dos sacramentos e os sacerdotes renovarão as suas promessas sacerdotais.

Às 16h, o Santo Padre celebrará a Missa “in coena Domini” na prisão Regina Pacis com o rito do lava-pés de 12 reclusos. Também terá um encontro com os presos doentes.

Em 30 de março, Sexta-feira Santa, o Papa presidirá a celebração da Paixão do Senhor, às 17h, na Basílica de São Pedro.

Em seguida, às 21h15, o Santo Padre presidirá a Via Sacra no Coliseu Romano.

No dia 31 de março, Sábado Santo, Francisco presidirá a Vigília Pascal, às 20h30, na Basílica de São Pedro.

O Santo Padre abençoará o novo fogo no átrio da Basílica e, após a procissão de entrada com o Círio Pascal e o canto Exsulted, ele presidirá a Liturgia da Palavra, do Batismo e da Eucaristia, concelebrada por cardeais, bispos e alguns sacerdotes.

No dia 1º de abril, Domingo da Ressurreição, o Santo Padre presidirá a Missa na Basílica de São Pedro, às 10h.

No final da celebração, da varanda central da Basílica, o Papa dará a bênção “Urbi et Orbi” (à cidade e ao mundo).

Confira também: