Há exatamente dois anos, 3,7 milhões de pessoas tomavam conta da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na Missa de Envio da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013. Na ocasião, diante aquela multidão, o Papa Francisco exortou os jovens a serem missionários. “Ide, sem medo, para servir. Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido por vocês!”, disse.

Dois anos depois, a Arquidiocese do Rio de Janeiro relembrou a JMJ com eventos voltados para a juventude. Em cada Vicariato foi realizada uma vigília na noite de 25 para 26 de julho e, no Vicariato Leopoldina, aconteceu 13º JOLEO (Jovens Orantes da Leopoldina), no domingo, 26, que teve como tema “Juventude em missão na caridade e na alegria de servir”.

“É com muita alegria que este ano estamos, neste JOLEO, celebrando os dois anos da JMJ Rio2013. E como diz um trecho do hino da Jornada: ‘Juventude, primavera: esperança do amanhecer...’ Assim também nós devemos ser sinais de esperança”, expressou o vigário episcopal, padre Alex Siqueira. O sacerdote manifestou o desejo que em sua missão, os jovens tenham “oportunidade de bater porta a porta para que as pessoas encontrem em nós aquilo que elas tanto desejam, Nosso Senhor Jesus Cristo”.

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu a Missa no JOLEO e, em sua homilia, reforçou o convite para que a juventude seja missionária. Nestas celebrações de dois anos da JMJ Rio2013 todos os jovens são enviados em missão, juntamente com toda a arquidiocese, para, no ano da esperança, criar esta nova cultura do encontro, da partilha, da caridade”, declarou.

A Jornada Mundial da Juventude aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho de 2013. Em recente artigo no qual recordou esta data, Dom Orani Tempesta louva a Deus pelas dificuldades e desafios da JMJ, mas também pela Sua providência, pelos colaboradores, pelos peregrinos, pela presença do Papa Francisco e por todos os frutos desse evento.

No texto, o Cardeal relembrou o quanto a JMJ foi grandiosa. “Segundo o COL (Comitê Organizador Local) e a Prefeitura do Rio de Janeiro, o público presente à Missa de Envio (último ato central da JMJ) chegou a 3,7 milhões de pessoas. Ainda segundo o COL, a cerimônia de abertura, na terça-feira, 23, reuniu cerca de 600 mil pessoas, já a Cerimônia de acolhida do Santo Padre, na quinta-feira, 25, reuniu 1,2 milhões de pessoas em Copacabana, enquanto a Via-Sacra chegou a 2 milhões na sexta-feira, 26. Na Vigília, cerca de 3,5 milhões de jovens estiveram na praia de Copacabana. Portando, na semana, a movimentação de povo foi de mais de 10 milhões de pessoas”.

Entretanto, mais de que números, Dom Orani sublinhou a importância da Jornada para a Igreja local. “Bendizemos a Deus pela JMJ Rio2013, que foi um tempo especial de graça de Deus para toda a Igreja no Brasil. Os frutos da mesma continuam acontecendo no mundo. Colocamos nas mãos de Deus todos esses trabalhos. Como disse na primeira coletiva à imprensa após a JMJ Rio 2013: Vimos Deus agir! O Papa Francisco trouxe para nós, principalmente, para os jovens a alegria da fé no Cristo Ressuscitado. Que esta disposição de anunciar a boa notícia do Evangelho nos faça sempre alegres e disponíveis para anunciar a salvação, proclamar a paz e evangelizar com renovado ardor missionário”.

Para recordar os principais momentos da JMJ Rio2013, confira o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?t=101&v=xQJkqExKELI