“Se queimam uma igreja, vamos reconstruí-la”, afirmou o Bispo de Ancud (Chile), Dom Juan Maria Agurto, ante uma nova ameaça de violência contra um templo católico no sul do país.

“A única igreja que ilumina é a que queima”, estava escrito no cartaz que alguns desconhecidos deixaram na fachada da capela de Nossa Senhora de Lourdes, na ilha de Chiloé, no sul do país.

Capela Nossa Senhora de Lourdes. Foto: Diocese de Ancud

A mensagem, escrita com spray branco junto ao símbolo do anarquismo, apareceu alguns dias depois de um incêndio que atingiu o mesmo templo e mobilizou diversas equipes de bombeiros da região.

O incêndio em 10 de fevereiro afetou principalmente o setor dos banheiros, sem causar danos maiores devido à reação imediata da comunidade que entrou no local para controlar o fogo.

Após o incidente, a polícia revelou que havia sinais de intencionalidade, então abriram um processo criminal no Ministério Público. Portanto, pode ser que a ameaça esteja relacionada a este e a outros atentados às igrejas.

Diante dessa situação, Dom Agurto indicou a Radio Bío-Bío que podem atentar contra as “coisas materiais”, mas não contra a fé das pessoas.

 “Infelizmente isso acontece a cada certo tempo. Quando queimam a capela de uma comunidade, é como se queimassem a nossa casa”, lamentou o Prelado.

Entretanto, insistiu que “todos devemos estar atentos, mas não nos deixemos assustar. E se amanhã queimam uma igreja, vamos construí-la, e se a queimam novamente, vamos reconstruí-la”.

Fiéis da comunidade manifestaram o seu temor e não descartam a ideia de colocar câmeras de segurança para monitorar o interior e o exterior do templo.

Confira também: