O Bispo de Gualeguaychú (Argentina), Dom Jorge Lozano, exortou a aprender de São José que "foi humilde, singelo, silencioso", diante dos falsos paradigmas de masculinidade que promove o mundo.

Dom Lozano criticou em sua coluna semanal do diário Crônica que "às vezes nos mostram imagens de varões que são caricaturas imprecisas do ideal: ter dinheiro, divertir-se com várias mulheres, não ter compromissos", entre outros falsos modelos.

O Prelado indicou no texto publicado no dia 20 de março que "alguns dizem que a crise atual da sociedade está relacionada com a crise do varão".

"Na verdade estamos em tempos do que se chama inversão dos papéis do varão e da mulher na família e a sociedade".

"Quando se perde esta dimensão de complemento (entre homem e mulher) corre-se o risco de 'coisificar' e não respeitar as qualidades próprias de cada sexo como dimensão constitutiva da pessoa", denunciou.

"Pode-se chegar a banalizar levianamente o outro ou outra e valorizar apenas seu corpo como se fosse uma realidade arrancada de uma história, uma família".

O Bispo ressaltou que São José "foi humilde, singelo, silencioso. Reconhecia-se parte de um povo e conhecedor de sua história. Esperava o cumprimento das promessas realizadas por Deus há séculos".

Finalmente recordou que "Deus falou-lhe em sonhos, e São José soube escutar e deixar-se guiar. Foi migrante pela perseguição de Herodes. Trabalhou com suas mãos para conseguir o pão. Foi um homem singelo com tesouros únicos para cuidar: sua vida e a de seus seres queridos. Diga-me, querido leitor: José é muito diferente de você?"