Em 2017, os Santuário marianos de Fátima (Portugal) e Aparecida (Brasil) estão em festa, celebrando o centenário das aparições de Nossa Senhora, no primeiro caso, e o tricentenário da descoberta da imagem de Nossa Senhora da Conceição, no rio Paraíba, no segundo.
 
Tratando-se de dois dos mais importantes santuários marianos do mundo e de dois povos irmãos, unidos pela história e pela língua, mas também pela mesma fé e pela grande devoção a Nossa Senhora, Dom António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e o Cardeal D. Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, concordaram em assumir algumas ações conjuntas, que assinalem e exprimam a ligação dos dois santuários nesta importante ocasião. Entre essas ações encontra-se a oferta da imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Santuário de Aparecida, neste mês de maio.
 
A imagem será acompanhada por Dom Marto junto de uma delegação do Santuário de Fátima e será solenemente entronizada num espaço preparado para o evento. Lá a imagem ficará exposta para a veneração dos fiéis. Em breve, será a imagem de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida a ser entronizada no Santuário de Fátima e virá acompanhada pelo Cardeal Raymundo Damasceno.
 
As datas da celebração litúrgica de ambos os Santuários são também significativas: o dia 13 de maio é dia festivo para os muitos devotos de Nossa Senhora de Fátima por todo o Brasil; e o dia 12 de outubro, celebração festiva de Nossa Senhora de Aparecida, é um dia de grande peregrinação em Fátima. Assim, no ano jubilar de 2017, D. Raymundo Damasceno presidirá uma grande celebração em Fátima, e Dom António Marto irá, em outubro, presidir uma celebração solene em Aparecida.
 
“São pequenos gestos, mas de grande significado. Desta forma, ficam assinalados ambos os jubileus e exprime-se de forma visível a profunda união destes dois santuários na celebração do centenário e tricentenário”, afirma por sua parte o Padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima.