Jovens de todo o Brasil se encontrarão em Aparecida nos dias 9 e 10 de abril, na Romaria da Juventude, evento organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através do setor juventude, e pelo Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

O encontro faz parte do ROTA 300, que consiste na preparação para o Jubileu dos 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, e também foi incorporado no projeto JUMI – Juventude em Missão, do Santuário Nacional.

Na programação da Romaria estão previstos dois dias de formação, espiritualidade, shows, atrações culturais, vigília e Missa com a presença dos 400 Bispos de todo o Brasil que estarão participando da Assembleia Nacional dos Bispos, de 6 a 15 de abril.

A Romaria contará com uma estrutura de cinco tendas, pelas quais os jovens poderão passar para participar das atividades propostas. Cada uma das tendas tem um foco de acordo com a atuação dos jovens na Igreja: Rota 300, Movimentos, Pastorais da Juventude, Congregações e Novas Comunidades. Contará ainda com show, meditação do terço e vigília.

Para participar da Romaria da Juventude é necessária inscrição prévia, já que muitos jovens devem permanecer acampados no Santuário Nacional ou hospedados em pousadas e hotéis da cidade. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 30 de março. É possível participar em grupo ou individualmente. As inscrições podem ser feitas pelo site jovensconectados.org.br.

O jovem que optar por ficar na área de camping do Santuário Nacional deverá observar as orientações do setor Juventude da CNBB. A opção de alojamento custará R$ 20 e as vagas são restritas para os 300 primeiros que fizerem a reserva dessa modalidade.

Nesse espaço há uma estrutura que envolve seguranças 24 horas no local, sanitários equipados com chuveiros de água quente.

Para a inscrição de menores de 18 anos desacompanhados de parentes de primeiro grau (pai, mãe ou irmão), por questões jurídicas, é necessário que os pais ou responsáveis assinem um termo de autorização para hospedagem, com firma reconhecida do responsável. 

Confira também: