No Brasil, um dos locais que tem uma Porta Santa por ocasião do Jubileu Extraordinário é o Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista (SP), que traz em seu nome a motivação deste Ano Santo. A abertura da Porta será neste domingo, 20 de dezembro.

“Eu sou a Porta. Quem entrar por mim será salvo”. É o que está escrito na Porta Santa deste Santuário.

A cerimônia de abertura será em celebração presidida pelo Bispo da Diocese de Lorena (SP), Dom João Inácio Müller, e concelebrada pelo reitor do Santuário e fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib. Também estará presente o Bispo emérito diocesano, Dom Benedito Beni dos Santos.

Na ocasião, o Santuário vai acolher pela primeira vez uma ordenação diaconal de oito seminaristas.

Na Igreja Católica, a Porta Santa é celebrada junto aos jubileus, em geral, a cada 25 anos. Mas é possível a proclamação de um Jubileu Extraordinário, como fez o Papa Francisco ao instituir o Jubileu da Misericórdia que teve início com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição.

A abertura nas Catedrais e santuários de todo mundo aconteceu no último dia 13, quando o Pontífice também abriu a Porta da Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão.

Logo após, Francisco lembrou na oração do Ângelus que em todo o mundo foram abertas as Portas Santas “para que o Jubileu da Misericórdia possa ser vivido plenamente nas Igrejas particulares”.

Para receber o perdão, os fiéis devem seguir algumas indicações, como: ter a intenção de receber a indulgência; estar em estado de graça, ou seja, buscar a confissão; fazer a peregrinação e passar pela Porta Santa; receber a Santa Eucaristia; rezar pelas intenções do Santo Padre.

Durante todo Jubileu, o Santuário do Pai das Misericórdias terá várias programações especiais previstas. “Até o final deste Ano Santo, nós promoveremos, entre outras ações, a contemplação da Via-Sacra toda sexta-feira e, aos sábados, a oração do terço mariano com procissão; mensalmente, realizaremos mutirão de confissão e obras de misericórdia, como a arrecadação de alimentos e agasalhos para doar aos pobres”, explica o vice-reitor do Santuário, Padre Marcio José do Prado.

Nesse fim de semana, além de passar pela Porta Santa no Santuário, os fiéis poderão participar das atividades do Acampamento “Preparai o Caminho”, que começa na sexta-feira. Com palestras, momentos de oração e Adoração ao Santíssimo Sacramento, o encontro é uma preparação para o Natal.