A temática e as principais celebrações e iniciativas que o Santuário de Fátima proporá no próximo ano pastoral serão apresentadas publicamente a 1 de Dezembro de 2011, numa jornada que decorrerá na Capela da Morte de Jesus, na Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, informou a Sala de Imprensa do santuário português.

Nas palavras do Reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, o convite à participação nesta jornada é destinado em especial a “organizadores de peregrinações, jornalistas, guias, sacerdotes, religiosos, entidades civis, diretores de colégios de Fátima, e a outras entidades que possam ter interesse em conhecer a temática do Santuário neste ano pastoral que se vai iniciar”.

O próximo ano pastoral inicia a 27 de Novembro e, em Fátima, evocará a primeira aparição de Nossa Senhora, a 13 de Maio de 1917, na Cova da Iria. Todas as celebrações e iniciativas, os vários textos de reflexão teológica, os subsídios catequéticos e os esquemas de oração, terão como tema a pergunta feita pela Virgem nessa primeira aparição: “Quereis oferecer-vos a Deus?”.

Em texto-editorial publicado na edição de 13 de Novembro do boletim internacional do Santuário de Fátima “Fátima Luz e Paz”, o Reitor recorda que a caminhada celebrativa do centenário das aparições teve início em Dezembro de 2010 e terminará em 2017 (1917-2017).

O Padre Carlos Cabecinhas destaca ainda que estes sete anos celebrativos pretendem ser, em primeira instância, “ocasião para divulgar e reavivar a consciência da riqueza e atualidade da mensagem de Fátima”.

Falando do primeiro tema dos seis anos de preparação o sacerdote frisou que “com o tema 'Santíssima Trindade, adoro-Vos profundamente', pretendeu-se focar a atenção na centralidade de Deus na mensagem de Fátima, e motivar à atitude de adoração por parte dos peregrinos e devotos de Nossa Senhora de Fátima”.

“O tema do ano guiou as grandes celebrações, de modo especial as grandes peregrinações dos dias 12 e 13 de Maio a Outubro. Além disso, foram muitas as iniciativas que se realizaram no Santuário neste contexto”, assegurou Pe. Cabecinhas.

A sessão do dia 1 de Dezembro de 2011 terá lugar na Capela da Morte de Jesus, no piso inferior da Igreja da Santíssima Trindade

Para mais informações sobre o evento confira a edição de Novembro de 2011 do boletim internacional “Fátima Luz e Paz”: http://www.fatima.pt/portal/index.php?id=2417