No próximo dia 20 de fevereiro, serão celebrados os santos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, mas, por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o Santuário de Fátima, em Portugal, irá marcar esta data apenas com programação virtual.

As celebrações já tiveram início no dia 11 de fevereiro com a novena dos santos pastorinhos, mas haverá também programação especial nos dias 19 e 20.

Segundo informou o Santuário de Fátima, “dada à impossibilidade de uma participação presencial por parte dos peregrinos”, será dado destaque à preparação desta celebração por meio de alguns sinais concretos a serem transmitidos nas redes sociais.

O primeiro deles é que na Capelinha, serão colocadas as duas esculturas dos santos, o que permitirá sensibilizar visualmente quem acessar ao Streaming da Capelinha. Já na Basílica do Rosário, serão colocados os ícones dos santos Francisco e Jacinta.

Além disso, nas celebrações, sobretudo no terço das 18h30 e das 21h30, diariamente, haverá sempre um cuidado especial na evocação dos Santos Francisco e Jacinta Marto.

De acordo com a programação, no dia 19 de fevereiro, haverá a vigília, às 21h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, que constará de duas partes: depois do lucernário, será rezado o terço; a segunda parte será a veneração aos túmulos dos dois Santos.

No dia 20 de fevereiro, festa litúrgica de São Francisco e Santa Jacinta Marto, os canais digitais do Santuário – Youtube e Facebook – transmitirão o terço, às 10h; a Missa, às 11h, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, Cardeal António Marto; e um documentário sobre os irmãos pastorinhos, às 14h.

Este documentário é uma das novidades para a festa deste ano, intitulado ‘Santos Vizinhos- duas crianças que se fizeram candeias da humanidade a partir de Fátima’. É uma produção do Santuário de Fátima que conta a história de vida desses que são os dois primeiros santos de desta cidade portuguesa, a partir do olhar de historiadores, teólogos e religiosas.

Entre os testemunhos apresentados no documentário estão o da ex-postuladora da Causa de Canonização, Irmã Ângela Coelho; da religiosa carmelita que pediu a intercessão dos santos na cura do menino brasileiro Lucas; e do próprio miraculado e da sua família.

Exemplo dos santos pastorinhos frente à pandemia

Conforme ressalta o Santuário de Fátima, no atual contexto em que o mundo enfrenta a pandemia de Covid-19, o Dia dos Pastorinhos “é uma oportunidade para pensar melhor a vida e o exemplo destes dois santos, sobretudo o de Jacinta, que faleceu justamente a 20 de fevereiro de 1920”.

Afetada pela “gripe espanhola”, em 1918, Jacinta vê o seu irmão morrer em abril de 1919; foi tratada em Ourém, onde recebe a visita de Lúcia, sua prima, vidente de Fátima, que diz tê-la encontrado feliz por poder oferecer este sofrimento a Deus.

Em janeiro de 1920, Jacinta Marto foi levada para Lisboa, para ser tratada no Hospital D. Estefânia, onde faleceu no dia 20 de fevereiro daquele ano.

Confira também: