Como segurança para evitar o contágio por coronavírus, o Santuário de Fátima, em Portugal, anunciou algumas medidas adicionais de contingência para a Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de outubro, que inclui o limite de 6 mil pessoas que poderão ingressar no Recinto de Oração.

Conforme informado por meio de um comunicado, as medidas foram estabelecidas “com o intuito de reforçar o Plano de Contingência em tempo de pandemia para o Recinto de Oração do Santuário de Fátima”.

Entre as medidas anunciadas, estão: reforço na sinalização; delimitação de espaços, com perímetros de segurança e marcações no solo, para uma disposição uniforme da assembleia, no Recinto de Oração; controle e monitoramento dos acessos através de oito entradas; limitação dos deslocamentos dentro do Recinto e controle, pelas forças de segurança, de aproximação às zonas limítrofes do Santuário.

De acordo com este plano de contingência, estima-se “uma presença de cerca de 6.000 pessoas no recinto, numa área útil de 48 000m², o que equivale a uma média de 8m² por pessoa”.

“Estas medidas adicionais têm como objetivo minimizar o risco de transmissão de infeccção da Covid-19 entre os participantes nas celebrações desta peregrinação. A proteção da saúde dos peregrinos e de todos quantos trabalham no Santuário tem sido, de resto, uma preocupação constante do Santuário”, assinala o comunicado.

Por isso – afirma – ,“tendo em conta a situação epidemiológica atual, vemo-nos forçados a restringir o acesso dos peregrinos, limitando o número de participantes nas celebrações da peregrinação”.

Segundo o Santuário, as orientações do plano de contingência foram elaboradas “com base nas normas de controle de infecção definidas pela Direção Geral da Saúde”, bem como baseadas nas “orientações da Conferência Episcopal Portuguesa para a celebração do culto público católico no contexto da pandemia e no Plano de Contingência para Infecções Respiratórias por Coronavírus do Santuário de Fátima”.

“Neste mês de outubro, em que celebramos a sexta e última aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria aos três pastorinhos, peçamos a Sua intercessão para que em breve os peregrinos, portugueses e estrangeiros, possam regressar a Fátima em segurança e sem constrangimentos para celebrarmos juntos a nossa fé”, conclui o comunicado.

Fé e responsabilidade

Por sua vez, o Bispo de Leiria-Fátima, Cardeal António Marto, enviou uma mensagem aos peregrinos, convidando-os a olhar para essas restrições na Peregrinação Aniversária de outubro com “fé e sentido de responsabilidade”.

“Sei que para muitos, que não poderão entrar, será mais uma prova dolorosa a enfrentar. Eu peço-vos que encaremos esta situação com fé e com responsabilidade cívica. Também para nós, responsáveis pelo Santuário de Fátima, é doloroso ter de tomar estas decisões já que a nossa missão é acolher os peregrinos”, declarou.

O Purpurado explicou que “não pode haver reserva prévia de lugares, mas haverá marcação de espaços que se podem ocupar para que seja mantida segurança entre todos”.

Dessa forma, sublinhou que o acesso ao Recinto do Santuário “será condicionado e entrarão peregrinos até ser atingido o número máximo previsto nas medidas adicionais ao Plano de Contingência”, em vigor desde maio.

O Cardeal Marto, então, afirmou contar “com a oração de todos”. “Estamos certos de que, passados estes tempos de pandemia, poderemos voltar a celebrar juntos neste lugar tão significativo, sem as atuais restrições e com todos os que queiram vir”.

“O Santuário continua aberto todos os dias, com inúmeras celebrações e permitindo que todos possam passar por aqui mesmo fora das grandes celebrações. Este será sempre um espaço que nos convida a sentirmo-nos acolhidos por esse coração imaculado, coração da mãe, expressão do imenso coração de Deus”, concluiu.

Confira também: