“Viver a Eucaristia, fonte de misericórdia”, com este tema, o Santuário de Fátima, em Portugal, acolherá o IV Congresso Eucarístico Nacional, entre os dias 10 e 12 de junho. A iniciativa estará inserida no contexto do ano da Misericórdia e nas comemorações pelo Centenário das Aparições de Fátima.

De acordo com a organização, a escolha do Santuário para receber o evento se deve ao fato de que “a mensagem de Fátima está intimamente ligada à Eucaristia tanto no que diz respeito às aparições do Anjo, em 1916, quer as de Nossa Senhora, em 1917, e, depois, em Pontevedra (1925-1926) e em Tuy (1927-1929), na vizinha Espanha, quando a Irmã Lúcia vivia em comunidades das Irmãs Doroteias”.

O evento, “está aberto a todos” os interessados em fazer a inscrição, mas, conforme assinala o site do Congresso, “destina-se especialmente aos agentes pastorais, que, nas paróquias e em outras comunidades, exercem diversos ministérios e serviços: sacerdotes, diáconos, leigos e membros de institutos de vida consagrada”.

Inclusive os Bispos portugueses já anunciaram que as jornadas pastorais do episcopado de 2016 consistirão na participação neste congresso.

A programação do evento contará com conferências para aprofundamento do tema, destacando-se entre os conferencistas o prefeito da Congregação da Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, o Cardeal brasileiro João Braz de Aviz, e o presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, Dom Piero Marini.

Entre os atos centrais do Congresso, estarão a Missa de abertura, que será inserida na Peregrinação Nacional das Crianças à Fátima, em 10 de junho, e a Missa conclusiva, na véspera da peregrinação aniversária de 13 de junho.

O comitê organizador do Congresso Eucarístico Nacional afirma esperar que com este evento, cada participante “leve o propósito de praticar com regularidade uma obra de misericórdia que vê mais prioritária na sua situação concreta, a fim de que se cumpra o que nos pede o Papa Francisco na bula de proclamação do Ano Jubilar da Misericórdia: ‘Nas nossas paróquias, nas comunidades, nas associações e nos movimentos – em suma, onde houver cristãos –, qualquer pessoa deve poder encontrar um oásis de misericórdia’”.

Um dos gestos concretos que marcará esta iniciativa será a sensibilização para a doação de sangue.

O Congresso é promovido pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que, nesta edição, conta com o apoio do Santuário de Fátima e do Secretariado Nacional do Apostolado de Oração (AO) para a organização e execução.

Os três primeiros congressos eucarísticos nacionais de Portugal foram realizados em Braga, em 1924, 1974 e 1999.

Confira também: