Na 47º Sessão da Comissão para o Desenvolvimento Social do Conselho Econômico e Social iniciada ontem, o Observador Permanente da Santa Sé ante a ONU, Dom Celestino Migliore, assinalou que a solidariedade e a subsidiariedade são o caminho mais adequado para superar a desigualdade social.

Depois de lembrar as palavras do Papa Bento XVI em sua mensagem para a Jornada Mundial da Paz em 2009, o Arcebispo Migliore precisou que “alcançar os objetivos, e em definitiva, o desenvolvimento e a coesão social requer não só ajuda financeira, mas da participação concreta das pessoas”.

De outro lado, ao referir-se ao tema da integração social, o Prelado afirmou que “sua ausência leva a exclusão social, que está difundida tanto nas regiões desenvolvidas como nas não desenvolvidas e tem causas comuns, como a pobreza, a desigualdade e a discriminação em todos os níveis”.

Do mesmo modo, Dom Migliore com respeito ao tema do desenvolvimento precisou que este “se caracteriza pela convicção de que a lógica da solidariedade e da subsidiariedade é o instrumento mais adequado para superar a pobreza e assegurar a participação de todas as pessoas e grupos sociais nos níveis sociais, econômicos, civis e culturais".

"É necessário responder mediante as estruturas jurídicas, sociais e institucionais apropriadas às necessidades das famílias, mulheres, jovens, pessoas que não receberam uma educação adequada, desempregados, indígenas, anciões, emigrantes e todos os outros grupos que são mais vulneráveis à exclusão social", concluiu.