Durante um encontro realizado em Sevilha, 160 salesianos da Espanha e Portugal analisaram e desenrolaram estratégias para impulsionar a pastoral vocacional entre os jovens.

Estas reflexões se levaram a cabo durante o III Encontro Ibérico Salesiano de Animação Vocacional, realizado no Sanlúcar la Maior, e onde se buscou dar soluções a uma das prioridades da pastoral juvenil.

O Padre Antonio Doménech, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil, expôs as estratégias que serão desenvolvidas e que permitirão que mais jovens que participam das obras salesianas respondam ao chamado da vida consagrada.

Fontes do evento informaram que previamente se entrevistou a 1200 jovens entre os 18 e 30 anos, quem disse como vêem os salesianos.

Este estudo serve de base ao encontro. Suas conclusões foram apresentadas pelos sociólogos Julián López e Begoña Isasi, e posteriormente comentadas pelo Padre Antonio Jiménez, professor da Faculdade de Teologia de Granada, quem além disso expôs as provocações que a pesquisa apresenta aos salesianos no campo vocacional.

Os assistentes também refletiram sobre o papel das comunidades locais na pastoral vocacional.

Como experiências comunitárias, apresentaram-se o trabalho realizado pela Província Salesiana de Milão, a experiência de seminário aberto da Diocese de Málaga, a animação vocacional que realizam os religiosos de La Salle em Andaluzia e o trabalho vocacional que, da clausura, realizam as Carmelitas de Sanlúcar la Maior.

O III Encontro Ibérico Salesiano de Animação Vocacional foi encerrado pelo Padre Filiberto Rodríguez, Conselheiro Regional da Congregação Salesiana para a Europa Oeste.