Diante dos danos causados ​​pela tempestade "Amanda", pelas chuvas contínuas e pela pandemia de coronavírus que assolam El Salvador, os Centros Salesianos oferecem ajuda às vítimas, que somam mais de 12 mil desabrigados em todo o país.

Segundo indicam os meios locais, a tempestade tropical "Amanda" e as chuvas que atingem o país desde 31 de maio deixaram cerca de 30 mortos, três mil residências afetadas e mais de doze mil desabrigados em El Salvador, em plena pandemia de coronavírus, que sobrecarregou o sistema nacional de saúde.

Segundo a Universidade Johns Hopkins, El Salvador registrou mais de três mil casos confirmados de COVID-19 e 58 mortes por essa doença.

Em uma coletiva de imprensa, a chefe de gabinete do Governo, Carolina Recinos, assinalou que "não existe um único local no território que não tenha sido afetado pelas chuvas".

Desde o início de junho, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, declarou o país em estado de emergência por um período de 15 dias, como forma de combater as consequências das chuvas e da pandemia.

Em meio a esta crise, os centros salesianos prestam assistência às famílias afetadas, acolhidas em abrigos temporários fornecidos pelo governo e pelas instituições salesianas.

Segundo a agência salesiana ANS, um dos centros de apoio é o "Instituto Salesiano Técnico Ricaldone", que começou a funcionar como um centro de coleta, onde um grupo de voluntários ajuda os necessitados.

Um grupo de "pais, alunos, ex-alunos, professores, administradores, cooperadores salesianos e amigos da obra ajudou a comunidade salesiana a pedir as doações e entregá-las nos abrigos temporários designados para a instituição", afirmou.

Da mesma forma, os Centros Salesianos "FUSALMO" (Fundação Salvador del Mundo) também abriram as portas para os mais necessitados.

“Na primeira semana de junho, foi feita a entrega de café da manhã e almoço para pessoas que estão em diferentes abrigos temporários em San Salvador. Entre eles, o "Instituto Técnico Industrial" e a Comunidade ‘Darío Gonzáles’, em San Jacinto", indicou.

A agência indicou que, com o respectivo cuidado com as medidas de segurança sanitária, para evitar a disseminação do coronavírus, "muitas famílias já se beneficiaram de alimentos e roupas".

"Graças ao apoio de todas as pessoas que se aproximaram para entregar sua doação", concluiu.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: