Em sua mensagem de Quaresma o Bispo de Porto Iguazú, Dom Marcelo Raúl Martorell, explicou que embora a Igreja brinde o perdão através do Sacramento da Reconciliação, os penitentes devem ter em conta que é necessário reparar o dano ocasionado pelo pecado.

O Prelado explicou que o pecado pessoal pode converter-se em um "pecado social" quando este afeta a comunidade de fé e a sociedade.

"Na Igreja dos primeiros séculos havia uma consciência clara do aspecto social do pecado. As injustiças sociais, a exclusão social, a pobreza extrema, a escravidão das drogas, do sexo e do álcool, são hoje também causa da falta de santidade de nós como membros da Igreja", assinalou o Bispo.

Dom Martorell assinalou que "embora todo pecado seja pessoal, porque é um ato de liberdade de um homem em particular e não propriamente de um grupo ou comunidade, é ao mesmo tempo social".

O Bispo recordou os ensinamentos de João Paulo II em sua Encíclica "Reconciliatio et Paeinitentia" na que explicou que "em virtude de uma solidariedade humana tão misteriosa e imperceptível como real e concreta, o pecado de cada um repercute em certa maneira em outros".