Uma boa maneira de evangelizar muitos jovens de uma vez? Colocar-se na entrada de um festival musical com um cartaz, alguns presentes e um sorriso.

Isso é o que o Pe. David Jenuwine fez no último fim de semana de maio, em Bottlerock Napa, um festival de música de três dias, com aproximadamente 30 mil participantes.

Em seu cartaz estava escrito simplesmente: “Sacerdote católico. Bênçãos, orações, confissões, respostas”.

Pe. Jenuwine, vigário paroquial da igreja de Santo Apolinário, em Napa, no estado da Califórnia, disse a CNA – agência em inglês do Grupo ACI – que buscava formas criativas para se aproximar dos jovens, quando ouviu falar sobre este festival.

O sacerdote disse que se inspirou em uma palestra sobre evangelização do Pe. Mitch Pacwa, de EWTN, há algumas semanas.

“Meu ministério juvenil disse: bom, Bottlerock será no próximo fim de semana, mas é um caos”, disse.

“E eu disse, bem, vamos!”.

Pe. Jenuwine se sentou ao lado do festival, enquanto o seu grupo de Evangelização nas Ruas São Paulo acampou do outro lado. Eles rezaram durante 20 minutos diante do Santíssimo Sacramento antes de sair às ruas, “pedindo pelas graças que precisamos e para entrar neste local”, disse o sacerdote.

Além das orações e respostas, ofereceram rosários, cartões de oração e medalhas.

“Naquela primeira noite, distribuímos todos os rosários, todos os cartões de oração, todas as medalhas milagrosas que tínhamos, mas certamente encontramos mais, por isso, fomos novamente no domingo”, disse o Pe. Jenuwine.

Eles permaneceram no festival por aproximadamente cinco horas no sábado e duas horas no domingo.

As respostas foram variadas, disse o sacerdote.

“Na maior parte do tempo, tive contato visual com as pessoas e disse ‘Olá, tudo bem?’”, recordou o sacerdote. “E alguns diziam ‘ele realmente é um sacerdote?’”.

Outros o cumprimentaram: “Olá Padre! Que bom encontrá-lo aqui”.

Alguns eram mais céticos. Quando um membro do grupo de São Paulo lhe entregou o rosário, a pessoa que o recebeu perguntou: “Isso vem com uma conversa?”.

“Um jovem disse: ‘Para que trazem isso aqui?’”, recordou.

“E eu disse: ‘Estamos aqui para dizer que Deus te ama’. E ele disse: ‘Eu já sei disso’. Então, eu falei: ‘Que bom para você! Você é um dos poucos que sabem’”.

Outros tentaram evitá-los fingindo que estavam ocupados com seus celulares.

“Mas mesmo assim, se estavam nos ignorando de propósito, então causamos um impacto, porque eles sabiam que estávamos lá”, afirmou o sacerdote.

Algumas pessoas também receberam bênçãos no sábado e voltaram novamente no domingo.

Mais em

“Havia algumas pessoas que saiam do seu Uber e diziam: ‘Oh, ele ainda está aqui! Padre, pode nos dar a benção?’”.

“Inclusive duas pessoas se confessaram”, contou, embora já conhecesse estas pessoas.

Um dos membros do seu grupo tirou uma foto ao lado do cartaz na rua e o Pe. Jenuwine a publicou no Facebook. A foto, publicada também na página Reddit, viralizou.

Pe. Jenuwine e seu grupo querem repetir a experiência de evangelização, pois “acredito que fizemos um pequeno barulho” e, “em certo sentido, isso começou de alguma maneira para nós”.

O sacerdote destacou que se surpreenderam de “como foi fácil”.

“Acho que muitas vezes ficamos amarrados no planejamento, planejamento, planejamento. Mas quando o Espírito se move, vai com ele. Sem pretexto”, assinalou.

Confira também: