A diocese italiana de Trapani expressou a sua profunda tristeza e dor pela prisão do diretor da Cáritas local, o Pe. Sergio Librizzi de 58 anos de idade, que foi acusado de abusar sexualmente de um grupo de maiores de idade ao qual acompanhava.

As autoridades locais investigam o sacerdote que teria abusado pelo menos de oito maiores de idade não italianos, que eram refugiados e estavam sob a sua responsabilidade.
 
O promotor encarregado do caso, Marcello Viola, explicou que os abusos aconteceram entre fevereiro e maio deste ano; e um dos casos ocorreu em 2009.

A investigação, disse o promotor, baseia-se no testemunho de algumas das vítimas e em “uma robusta atividade de escutas telefônicas”.

Viola quis explicar que a sua investigação não está vinculada com o caso de má gestão econômica que ocorreu na diocese de Trapani e que foi divulgado em 2011, situação que fez que o Vaticano removesse de seu cargo ao então Bispo Francesco Micciché e que suspendesse o Padre Antonino Treppiedi, administrador diocesano e mão direita do Prelado.

Após enviar a um visitador apostólico (investigador), o Vaticano nomeou um Bispo administrador apostólico em maio de 2012, bispo que serviu de transição até a nomeação do novo Bispo, Dom Pietro María Fragnelli, designado para o cargo em 24 de setembro de 2013.

Sobre o caso do Padre Librizzi, o Bispo Fragnelli expressou a sua “dor e amargura após a prisão” do sacerdote. “Enquanto esperamos a decisão da justiça, o Padre Librizzi está suspenso de todos os seus deveres pastorais”, acrescentou.

O Bispo também assegurou ao promotor “toda a colaboração para chegar à verdade” neste caso.