Pe. Antonio Rodríguez, pároco de 83 anos de Santa Rita em Vigo, Galícia (Espanha), ficou paralítico depois do espancamento de dois jovens, em outubro do ano passado, em sua igreja.

O jornal ‘La Voz de Galicia’ informou que devido a este caso, a Procuradoria elevou seu pedido de indenização para o sacerdote e sua irmã, pelas lesões “muito graves” sofridas nas mãos dos agressores identificados como Alison Lucas B. e Iago S., brasileiros.

Propõe mais de meio milhão de euros para cobrir os gastos de atenção e cuidados do sacerdote, que agora se encontra em uma cadeira de rodas e dependendo de outras pessoas.

Após a agressão que sofreu, o sacerdote ficou com um severo dano neural e um derrame cerebral. Os médicos tiveram que submetê-lo ao coma induzido e ficou com 95% do corpo imobilizado.

Os peritos disseram que, embora ainda possa falar, Pe. Rodríguez ficará “imobilizado assim para toda sua vida”.

Segundo testemunhos dos paroquianos, um dos delinquentes teria fingido pedir o sacramento da confissão para em seguida exigir do padre o seu relógio.

Outro ladrão o segurou por trás e começaram a agredi-lo na boca e na cabeça.

Entre os itens roubados estão os óculos do sacerdote, seu relógio, sua carteira e objetos de valor da igreja. Também levaram o dinheiro que o sacerdote tinha separado para comprar alimentos para os pobres.

Confira também: