A agência vaticana Fides informou ontem que o Pe. Hanna Jallouf OFM, pároco do povoado sírio de Knayeh, sequestrado na madrugada do dia 6 de outubro por um grupo de milicianos armados já foi libertado. Também informou que foram libertadas 4 mulheres do grupo de cerca de 20 reféns sequestrados junto com ele.

Assim o indicou à agência vaticana Fides o Bispo Georges Abou Khazen, Vigário Apostólico de Aleppo para os católicos de rito latino: “sabemos que está bem e isto é o importante, mas não se tem notícias da libertação dos homens que foram sequestrados junto com ele”.

Fontes locais confirmam que os sequestradores estavam armados. Até o momento, os autores do sequestro não enviaram nenhuma mensagem aos familiares e amigos dos sequestrados, não disseram quem são nem pediram recompensas. O número total de sequestrados sugere que não se trata de sequestradores comuns.

A Custódia Franciscana da Terra Santa atribuiu o sequestro coletivo a uma brigada de Jabhat al-Nusra, a facção Jihadista que controla a zona. O lugar onde os reféns foram sequestrados fica a poucos quilômetros do povoado de Knayeh.

O Bispo Georges Abou Khazen disse à Fides que há muitas expressões de carinho chegando de toda Síria para a comunidade católica de Knayeh, onde também trabalha a irmã Patrizia Guarino, das Irmãs Franciscanas do Coração Imaculado de Maria.

“Irmã Patrizia –explica o Bispo Abou Khazen– é muito querida por todos. Ela é enfermeira no povoado, e todos a veem também como uma diretora espiritual, que ajuda a curar não só as doenças e dores do corpo, mas também os sofrimentos da alma”.