A assembléia nacional decidiu de maneira unânime conceder ao sacerdote Richard Antall, originário de Cleveland (Estados Unidos) o máximo galardão para estrangeiros, o prêmio "Nobre Amigo de El Salvador", em reconhecimento aos seus mais de 20 anos de serviço neste país centro-americano.

Mons. Antall chegou a este país em janeiro de 1986, apenas quatro anos depois de ter concluído o seminário. Era um tempo marcado pelos enfrentamentos e quase uma guerra civil em meio da qual os missionários católicos davam esperança às pessoas.

Ele serviu 20 anos em cinco paróquias na localidade de La Liberdade e durante a última década se desempenhou como moderador da cúria da arquidiocese de São Salvador, responsável pela rede de organizações benéficas da Igreja e do serviço episcopal para imigrantes.

Tem escrito durante anos sobre sua experiência como missionário no semanário americano Our Sunday Visitor, assim como três livros enraizados teologicamente em seu trabalho com os pobres "O Caminho da Compaixão", "Testemunhas do Calvário" (2000), e "Jesus tem uma pergunta para ti" (2002).

O sacerdote já deixou El Salvador e agora está em Cleveland onde seu Bispo, Dom Richard Lennon, pediu o seu regresso. "O povo de El Salvador me evangelizou, apesar de que eu sou o missionário. Com gratidão digo que recebi muito mais do que dei", comentou.

Na sessão especial de 27 de janeiro na assembléia legislativa em que lhe entregaram o prêmio, o representante Roberto D'Aubuisson disse que o país nunca esquecerá ao sacerdote.