Foi em 2013 que tudo começou. Depois de participar da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, um grupo de seminaristas de Fortaleza (CE) decidiu que deveriam viver aquela experiência novamente e, assim, começaram a se organizar para viajar para a Polônia em julho de 2016.

“Fomos para o Rio de Janeiro com um grupo da Paróquia Nossa Senhora da Penha, do Maranguape (CE), e nos encantamos com aquela multidão de pessoas em Copacabana”, recorda o seminarista Eduardo Rocha, de 23 anos.

Ele lembra que logo após “fizemos o propósito e começamos a nos organizar desde então para participar deste evento com o Papa Francisco na terra natal de São João Paulo II”.

E, desta maneira, Eduardo e outros nove seminaristas das três casas de formação da Arquidiocese de Fortaleza se preparam para percorrer o trajeto de mais de 8 mil quilômetros que separa as cidades de Fortaleza e Cracóvia.

“Definimos metas e graças a Deus estamos conseguindo batê-las, o que significa honrar nossos compromissos para a viagem”, conta o seminarista.

Foram feitas várias atividades para arrecadação de fundos, as passagens foram compradas em promoção, mas o propósito principal nunca saiu do foco: o encontro com a juventude católica e com o Papa Francisco. Eduardo ressalta que esta “será uma viagem peregrina”.

“Queremos nesta jornada ouvir quais as instruções que o Papa Francisco tem para os jovens neste ano da Misericórdia”, afirma.

Além do esforço dos jovens para participar da JMJ 2016, eles destacam ainda a ação da Divina Providência. “Por ocasião de um retiro, conhecemos uma polonesa ligada à Comunidade Chemin-Neuf (Caminho Novo) que conseguiu para nós um pacote que já incluía Jornada e Pré-Jornada a um valor congelado mesmo com a subida do dólar”, conta Eduardo.

O grupo dos seminaristas de Fortaleza possui ainda outro tópico na sua lista de preparação para a Jornada da Polônia, aprender outros idiomas a fim de facilitar a comunidade durante os dias do encontro.

Eduardo, por exemplo, conta que está se “esforçando para aprender pelo menos o básico do polonês”. “É uma língua difícil, mas certamente o esforço valerá a pena”, confia.

O grupo fará a Pré-Jornada na Diocese de Utch, a mesma de Santa Faustina, a Apóstola da Misericórdia, e depois se unirá aos milhares de jovens de todo o mundo para viver a JMJ de Cracóvia, de 25 a 31 de julho.

Confira também: