O Arcebispo Emérito de Paraná (Argentina), Cardeal Estanislao Esteban Karlic, afirmou que o gesto de Bento XVI de renunciar ao pontificado "terminou sendo uma palavra estupenda de Deus ao mundo" e "guarda uma total coerência com sua teologia".

Em um artigo publicado na revista Vida Nova, o Cardeal indicou que Bento XVI renunciou "não porque não quer dar-se mais, mas sim porque com isto quer significar a totalidade de sua entrega enquanto exerceu o pontificado e que esse amor é o que vai permanecer no tempo que o Senhor lhe conceda nesta terra. Mas esse tempo posterior não será outra coisa que viver essa totalidade de sua entrega que a significou nesta renúncia".

"Isto nos faz pensar na pureza de suas opções anteriores: ser ‘todo de Deus. Essa é a verdade do homem e essa é a verdade da Igreja. É o que a Igreja quer proclamar ao mundo e dizer-lhe: será mundo quando queira manifestar sua dignidade acabando sozinho em Deus", acrescentou.

"Esta renúncia nos fala de Deus, do Absoluto: há Alguém!", assinalou o Cardeal, e indicou que a atitude de Bento XVI "guarda uma total coerência com sua teologia. E até me parece que também há coerência com o estilo tão fluido de seus escritos, que quando os lemos sentimos como se estivéssemos sendo levados pela mão por ele, e desperta em nós os pensamentos que ele está tendo no coração".

O Cardeal argentino assegurou que "o gesto de Bento XVI terminou sendo uma palavra estupenda de Deus ao mundo. Que lindo é encontrar-nos entre nós, os seres humanos, sabendo que nos trazem uma palavra de Deus; quer dizer de eternidade, de convicção, de valentia!".

Nesse sentido, expressou seu desejo de que Deus queira "dar-nos consciência da grandeza deste momento da história e saber que fazemos a história grande com nossos atos. O Papa escreveu, desde sua liberdade, a história deste momento com essa grandeza. Porque dizer que se retira da Igreja para que o Senhor chame a outro a cumprir sua função quer dizer: ‘Eu quero que minha Igreja seja sempre chamada Por Deus’. E é o que se necessita nestes momentos".