As duas religiosas que estão em quarentena em El Salvador pela suspeita de terem contraído o Ebola estão bem e não têm nenhum sintoma da doença, conforme informou o Bispo Auxiliar de São Salvador, Dom Gregorio Rosa Chávez.

O Bispo afirmou no domingo que as religiosas “não têm nenhum vírus que possa nos fazer dano”, conforme publica o jornal ElSalvador.com

Do mesmo modo, Dom Rosa Chávez assegurou que estão sendo cumpridos todos os protocolos de segurança. “Posso dizer ao país que, como disse a Ministra da Saúde (Violeta Menjivar), tudo está sendo feito com total profissionalismo e que tudo indica que não há aqui nenhum problema que possa nos afetar”, assinalou.

As religiosas missionárias aterrissaram no aeroporto de São Salvador, procedentes da República Democrática do Congo, na segunda-feira passada, 29 de outubro, para realizar uma missão no país latino-americano.

Como vinham da África e de um país afetado pela doença, foram submetidas ao protocolo de atuação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde esse dia, as religiosas estão em quarentena em uma casa isolada e em observação. Assim permanecerão os 21 dias nos quais há risco de que se manifeste a doença.

Este foi o mesmo protocolo aplicado anteriormente a dois soldados salvadorenhos que retornaram ao país, vindos da Libéria.

A poucos dias de terminar os 21 dias estabelecidos pelos protocolos de saúde, as missionárias continuam sem apresentar nenhum sintoma do Ebola que coloque em perigo a população de El Salvador.