O assassinato da religiosa Inés Nieves Sancho, na República Centro-Africana, poderia estar relacionado com a bruxaria, segundo declarou o Bispo de Bangassou, Dom Juan José Aguirre. No entanto, não se trata de um incidente isolado, mas foi o 13º crime contra cristãos na África nos primeiros 20 dias do mês de maio.

 

A morte de Inés Nieves Sancho, religiosa de 77 anos, no dia 20 de maio, foi o último ataque contra cristãos ocorrido na África. Essa religiosa pertencia à congregação das Filhas de Jesus e trabalhava na República Centro-Africana há mais de 25 anos.

A religiosa apareceu decapitada na sala onde ensinava costura para as jovens da região. Por isso, o Bispo de Bangassou assegurou que ainda não se sabe quem são os autores do crime, nem suas motivações, mas ressalta a possibilidade de que a religiosa tenha sido "vítima de bruxaria".

No entanto, descartou a possibilidade de ter sido assassinada por tráfico de órgãos, algo que foi considerado como a principal hipótese no início.

"Nesta área localizada no oeste do país, na fronteira com os Camarões, existem minas de diamantes e pessoas que usam bruxaria. Elas acreditam que o sangue fresco, até mesmo de seres humanos, lhes traz sorte na busca por essas pedras preciosas", explicou Dom Aguirre.

13 cristãos assassinados na África em maio

No entanto, o assassinato desta religiosa não é um evento isolado na África, já que somente no mês de maio, 13 cristãos foram assassinados neste continente.

No dia 19 de maio, em Beira (Moçambique), o Pe. Landry Ikwel, de 34 anos de idade, pertencente à Congregação dos Sagrados Corações de Jesus, foi assassinado com um facão.

Um dia depois, em 20 de maio, homens armados entraram em uma igreja em Burkina Faso e assassinaram o Pe. Simeon Yampa e cinco fiéis.

Em 17 de maio, o missionário salesiano espanhol Fernando Hernández, 60 anos, foi assassinado por um ex-funcionário do colégio dirigido pelo sacerdote.

Finalmente, em 13 de maio, quatro pessoas foram assassinadas durante uma procissão de Nossa Senhora de Fátima em Burkina Faso. Homens armados agrediram os participantes da procissão na região de Singa, e mataram quatro adultos e profanaram a imagem de Nossa Senhora que estava sendo carregada na procissão.

Confira também: