Durante o primeiro encontro da história dos inspetores salesianos da Europa, que se realiza em Roma até o domingo dia 5 de dezembro, o Reitor Superior dos Salesianos, Pe. Pascal Chávez, assinalou que a missão dos Filhos de Dom Bosco hoje deve ser transmitir a fé, o Evangelho e o próprio carisma à Europa.

O Pe. Chávez destacou durante sua conferência que após as profundas feridas sofridas durante a Segunda guerra mundial, o continente quis virar a página sob o impulso dos “pais da Nova a Europa” como Robert Schuman, Alcide De Gasperi e Konrad Adenauer, até converter-se em uma Europa distinta: “reconciliada, unida, livre, democrática e solidária, com o respeito à autonomia de suas nações”.

O Reitor, entretanto, precisou alguns dos atuais aspectos negativos da Europa, como a falta de uma clara definição do que é a Europa, o relativismo moral, o reconhecimento de situações de fato, entre outros.

“A maior preocupação está na convicção de que existe por detrás do atual laicismo anticatólico, quer dizer, que humanismo e cristianismo são duas realidades excludentes, mais ainda, que entre o cristianismo católico e os princípios nos que se reconhece a Europa como instituição, existe uma incompatibilidade substancial”, advertiu.

Segundo o Pe. Chávez, esta visão trouxe conseqüência a Europa tais como “a irrerelevância da Igreja, a dissolução da família, a ruptura dos aros de transmissão da fé e os valores, o rechaço de tudo o que possa ser católico”.

O Reitor concluiu animando aos salesianos europeus a superar o pessimismo e “assumir a atitude evangélica da esperança para continuar com a obra de evangelização e de educação: A fé, o Evangelho, o carisma salesiano, são um patrimônio que devemos transmitir vitalmente porque são um dom de Deus para a Igreja e para os jovens”.