O Papa Bento XVI chamou as cerca de 40 mil famílias participantes da 18º Peregrinação ao Santuário de Torreciudad, a regenerar a sociedade vivendo aqueles valores infundidos aos casais no sacramento do matrimônio e educar aos filhos "na fé e naqueles valores e virtudes humanas e cristãs que contribuirão eficazmente ao bem de outros e ao próprio".

No texto, enviado durante sua visita a Áustria, o Pontífice também pediu para pôr a Deus "nas profundas relações que constituem a família, já que a alma das mesmas e seu fim último é o mesmo Criador e dono absoluto da vida".

"Optar por Deus será sempre apreciar a vida, respeitar sua inviolabilidade e custodiá-la como coerente atitude e compromisso com este primitivo dom de sua graça", afirmou.

Bento XVI animou aos peregrinos a rebater "o hedonismo e o relativismo imperantes" através "do compromisso profético inerente à família como Igreja doméstica, com ativa disponibilidade e generosa entrega, anunciando o evangelho da vida, especialmente onde esta é insidiosamente manipulada ou dolorosamente desprezada".

Finalmente, através do Núncio Apostólico na Espanha, Dom Manuel Monteiro de Castro, o Papa implorou a intercessão da Santa Maria e ministrou aos participantes a bênção apostólica.

A família: imprescindível para sociedade e Igreja

Por sua vez, durante a Missa celebrada na esplanada do santuário, o Prelado do Opus Dei, Dom Javier Echevarría, referiu-se ao lema do evento: "A família, santuário da vida"; e destacou a importância desta instituição para a sociedade e a Igreja, por ser "o âmbito da formação integral e da transmissão da fé" aos filhos.

Dom Echevarría assinalou que a fé é incompatível com certos estilos de vida que querem impor na sociedade de hoje, "em que as realidades da família e do matrimônio, de um homem com uma mulher, encontram-se submetidas a grandes perigos e ameaças", e que portanto sempre é "ocasião de demonstrar com as palavras e com os fatos a grandeza das verdades fundamentais".

"Peçamos a Santíssima Virgem de Torreciudad que todas as famílias do mundo aprendam a ser santuário da vida; em primeiro lugar, que acolham gozosamente -porque é uma bênção divina-, cada filha ou filho que Deus os envia", expressou.