Em uma videomensagem projetada durante a Missa pela Semana Nacional da Migração em Los Angeles (Estados Unidos), o Papa Francisco exortou os imigrantes a se refugiar sob o manto de Maria quando há “turbulência espiritual”, pois, como disse a Virgem de Guadalupe a São Juan Diego: “Não tenhas medo, não estou aqui, eu que sou a tua mãe?”.

A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo de Los Angeles, Dom José Gómez, na igreja Missão Dolores, uma paróquia ao leste da cidade que se dedica aos migrantes.

A mensagem do Santo Padre faz parte da entrevista de televisão com o fundador dos Ministérios de ‘El Sembrador’, Noel Díaz, e será transmitida em 29 de janeiro pelo ESNE. Díaz é um imigrante de origem mexicana. Atualmente é jornalista, mas, quando era criança, trabalhou em sua terra natal Tijuana (México) como engraxate. Esta decisão foi tomada depois de escutar a sua mãe – que era solteira –, que não tinha dinheiro para comprar sua roupa para a Primeira Comunhão.

Noel Díaz contou sua história ao Papa durante o voo ao México em fevereiro de 2016, depois do qual pediu permissão ao Pontífice para lustrar os seus sapatos, algo que humildemente Francisco aceitou.

No vídeo, Francisco recordou aos imigrantes que “somos uma comunidade que também tem uma Mãe e Jesus a deu nós, sua Mãe e nossa Mãe, e uma comunidade com uma Mãe deve se sentir segura”.

Nesse sentido, o Pontífice recordou que “os monges russos do período medieval, ou anteriormente, usavam uma linda frase. Naquela época, diziam: ‘Quando há turbulência espiritual, refugiem-se sob o manto da Santa Mãe de Deus’”.

“E isto é o que quero dizer-lhes, (como) disse a Juan Diego em seu idioma: ‘Não tenhas medo, não estou aqui, eu que sou a tua mãe?’”, expressou Francisco.

O Arcebispo de Los Angeles afirmou que as palavras do Papa são uma “linda mensagem de esperança” que recordam “as palavras de Nossa Senhora de Guadalupe a São Juan Diego em um tempo de temor e insegurança, palavras de tranquilidade aos nossos irmãos e irmãs imigrantes para não terem medo, porque não estão sozinhos. Como a Santíssima Mãe de Cristo, a Igreja sempre estará com eles”.

Além disso, afirmou que o Santo Padre também “nos recorda que, como cristãos, devemos ajudar aqueles que sofrem e estão em necessidade. Por isso, como uma Igreja continuará vivendo a solidariedade com nossos irmãos imigrantes, porque para nós isto não é uma questão política, é uma questão humana”.

“Agradeço a Noel e ‘El Sembrador’ por ter tornado possível a transmissão da mensagem do Santo Padre à nossa comunidade imigrante, especialmente durante este tempo em nossa Igreja, quando nos unimos para celebrar as contribuições dos imigrantes como parte da Semana Nacional da Migração”, acrescentou.

A Semana Nacional da Migração foi declarada pela Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos há 25 anos, como uma maneira de refletir sobre como os imigrantes e os refugiados contribuíram para Igreja local e o país.

Confira também: