Seis meses após receber alta hospitalar, o sacerdote barnabita José Maria Ramos cumpriu no último domingo, 8 de novembro, uma promessa e percorre o trajeto da grande procissão do Círio de Nazaré, em Belém (PA), para agradecer à Virgem por sua cura.

Nossa Senhora de Nazaré, saúde dos enfermos, rogai por nós! #BasílicaSantuárioDeNazaré #PadresBarnabitas #CírioOAnoInteiro ? Aline Andrade - ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Publicado por Basílica Santuário de Nazaré em Domingo, 8 de novembro de 2020

Pe. José Ramos, de 61 anos, saiu da Catedral de Belém, rumo à Basílica Santuário de Nazaré na manhã de domingo, acompanhado por alguns amigos. No percurso, como costume dos devotos da Virgem de Nazaré, o sacerdote carregou dois pulmões feitos de cera, como sinais do motivo de sua gratidão à Nossa Senhora. Ao chegar ao Santuário, presidiu uma Missa em ação de graças às 10h.

“Cumprir a promessa aqui [em Belém] não é apenas questão de honra, mas sobretudo expressar gratidão filial à Virgem de Nazaré, pela graça da cura alcançada”, disse Pe. Ramos ao G1.

O sacerdote foi diagnosticado com Covid-19 no final de abril e internado no Hospital Beneficência Portuguesa, em Belém. Recebeu alta hospitalar em 8 de maio, para dar prosseguimento ao tratamento em casa, a Basílica Santuário de Nazaré. Em 31 de maio, presidiu sua primeira Missa após a recuperação, em ação de graças pela cura.

Conforme recordou ao G1, Pe. Ramos foi “acometido no auge da pandemia, final de abril” e teve 70% dos “pulmões comprometidos”. “Havia colapso da saúde em geral, não havia condição alguma de socorro, tudo superlotado. Foi um milagre eu ter me recuperado!”, expressou.

Bom dia, filhos e filhas de Maria! Neste momento, Padre José Ramos inicia sua caminhada de fé em agradecimento a Nossa...

Publicado por Basílica Santuário de Nazaré em Domingo, 8 de novembro de 2020

Após sua recuperação o sacerdote lançou, em 15 de agosto, o livro “A Quarentena de um Sacerdote: 11 dias de um pequeno calvário”, relatando sobre descobertas espirituais e corporais durante o tratamento, que segundo ele foi uma “vivência de cruz e ressurreição”.

“Esse livro foi escrito com o coração. Tem começo, meio e conclusão, com mensagens para todos: aos saudáveis, aos curados, aos que perderam pessoas queridas, aos médicos e profissionais da saúde. Afeto e comoção ditaram as linhas”, disse ao site da Basílica de Nazaré.

Este é o terceiro livro do sacerdote e nele relata que, embora a experiência da doença tenha sido penosa, três elementos o fortaleceram: Missa, oração e medicina.

O livro pode ser adquirido no site da Basílica de Nazaré.

Confira também: