Em uma Eucaristia celebrada na Catedral Metropolitana de Buenos Aires para comemorar os 30 anos da morte de São Josemaría Escrivá de Balaguer, o vigário do Opus Dei na Argentina, Padre Patrício Olmos, recordou que seu fundador sempre “convidou a nos santificar no trabalho e nas circunstâncias habituais a que Deus nos chama".

Na homilia da Missa presidida pelo Arcebispo de Buenos Aires e Primado da Argentina, Cardeal Jorge Mario Bergoglio e concelebrada por outros bispos argentinos, o sacerdote indicou que “na hora de impulsionar o apostolado, São José María sempre propunha uma tarefa positiva, construtiva: uma renovação, uma melhora das pessoas, e por conseguinte da sociedade.

“Diante das propostas apostólicas, não cabe nos lamentar pela cultura atual, nem nos limitar a criticar o que está mau. Trata-se de afogar o mal com abundância de bem. Contribuindo com o nosso grãozinho de areia”, ressaltou o Padre Olmos.

O sacerdote insistiu em que “todos estamos convocados a melhorar nosso entorno e influir no conjunto, não importando nem a idade, nem a saúde, nem o nível cultural, nem os pecados passados”.

O vigário indicou que para melhorar e evangelizar nosso mundo, além de rezar, é indispensável que nos formemos adequadamente, refletindo sobre Deus e o mundo, para estar em condições de fazer propostas superadoras.

Dirigindo-se aos milhares de fiéis que se encontravam dentro e fora do templo, o Sacerdote insistiu a seguir o exemplo do santo e “embarcar-se em uma mobilização apostólica inteligente, apoiada no estudo e a formação, capaz de incidir na cultura e nos estilos de vida".