“Pedimos ao mundo inteiro que coloque fim a esta tragédia (…), estamos muito cansados”, expressou o Patriarca Gregorio III Laham ao descrever o sentimento da população da Síria que desde 2011 vive um dos piores conflitos de sua história, quando as revoltas para tirar Bashar al Assad do poder provocaram uma guerra civil terrível à qual se somou a incursão do Estado Islâmico com centenas de milhares de mortos.

O Patriarca Católico Grego-Ortodoxo de Antioquia fez este chamado através de um vídeo da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), no qual agradeceu o apoio dado aos milhares de refugiados com remédios e alimentos. “São nossa ajuda, levam a cruz conosco nestes três anos de tragédia”, expressou.

Nesse sentido, agradeceu também ao Papa Francisco “e a outros grupos que estão ajudando tanto. Estão nos ajudando a ajudar os outros”.

“É muito importante que a Igreja ajude. Há ajuda das ONGs, da ONU, da União Europeia, mas é importante que seja o mesmo sacerdote quem ajude as pessoas com as suas próprias mãos, com o seu sorriso, com o seu amor; animando, não somente ajudando, mas animando às pessoas. Isto é muito importante. A Igreja é o refúgio”, afirmou.

Gregorio III Laham assinalou que a Igreja “sempre tem as portas abertas”, algo que se pode fazer “somente graças à ajuda dos nossos irmãos católicos de todo o mundo”. “Estamos muito agradecidos por nos ajudar a ajudar os outros e dar-lhes o poder da fé e da caridade. E a Síria agradece pela oração maravilhosa do Santo Padre”.

Entretanto, advertiu que a Síria precisa do esforço conjunto da comunidade internacional “para parar esta tragédia”.

“Estamos cansados, muito cansados. Às vezes perdemos a esperança. Às vezes inclusive gritamos a Deus. Por isso pedimos ao mundo inteiro que coloque fim a esta tragédia”, reiterou.