A devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida se faz presente em diversas partes do mundo, de modo particular na América Latina. Em razão disso, os colombianos terão um novo espaço voltado para a padroeira do Brasil. Na segunda-feira, 15, um quadro de Nossa Senhora Aparecida será entronizado na Catedral de Sal, na cidade de Zipaquirá, Colômbia.

A iniciativa partiu do Bispo da Diocese de Zipaquirá, Dom Hector Cubillos Peña, que fez um convite à Arquidiocese de Aparecida (SP). O quadro será colocado na Catedral que é dedicada a Nossa Senhora do Rosário, Padroeira dos Mineiros.

A cerimônia de entronização acontecerá a partir das 11h (horário local) e contará com a presença do Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, e do reitor do Santuário Nacional, Padre João Batista Almeida, CSsR.

O quadro foi doado pelo Santuário Nacional e traz a imagem de Nossa Senhora Aparecida no centro, rodeada pelos brasões dos estados brasileiros e as bandeiras do Brasil e do Vaticano. É uma obra de dois irmãos, os artistas Claudio (conhecido como lota) e Paulo Henrique (conhecido como Sodem), de Campanha (MG). Esculpido em mogno, tem 95 cm de altura por 60 cm de largura.

A Catedral de Sal foi construída no interior das minas de sal de Zipaquirá, na Savana de Bogotá, na Colômbia. Este santuário, que faz memória da Via Crucis de Jesus Cristo, é um dos mais célebres do país, configurando um patrimônio religioso, cultural e ambiental. A Igreja subterrânea faz parte do complexo Parque do Sal, espaço dedicado à mineração, à geologia e aos recursos naturais.

Imagens da padroeira do Brasil já foram entronizadas em outros países. O caso mais recente aconteceu no Santuário de Fátima, em Portugal, no dia 12 de maio deste ano, como parte da programação dos festejos pelos 300 anos do encontro da imagem de Aparecida no Rio Paraíba do Sul e pelos 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorzinhos, que serão completados em 2017.