A divulgação de uma Semana LGBT a ser realizada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Campus Londrina gerou a reação de muitas pessoas, o que levou a reitoria da instituição a adiar o evento e estabelecer a presença de um teólogo católico, a fim de “garantir o alinhamento com os princípios da Igreja e da Universidade”.

A 1ª Semana LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) estava marcada para acontecer de 12 a 14 de setembro, promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da PUCPR – Campus Londrina. A atividade estava inserida na iniciativa ‘Semestre da Diversidade’ e seriam abordados temas como saúde, vivência e cidadania LGBT.

Frente a este evento, foram lançadas nota e petição contrárias à iniciativa dentro de uma instituição católica.

O Centro Acadêmico São João Paulo II, do curso de Teologia da PUCPR – Campus Londrina divulgou em seu Facebook uma nota, na qual reforçou, citando o Papa polonês, que uma Universidade Católica deve tem a “responsabilidade de comunicar à sociedade de hoje aqueles princípios éticos e religiosos que dão pleno significado à vida humana”.

Citou ainda as recentes condenações do Papa Francisco, que desde o início do seu Pontificado já se pronunciou diversas vezes contra a ideologia de gênero.

Uma dessas ocasiões, como recordou a nota do Centro Acadêmico de Teologia, ocorreu durante um encontro com Bispos da Polônia, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude de 2016, quando Francisco denunciou que “na Europa, na América, na América Latina, na África, em alguns países da Ásia, há verdadeiras colonizações ideológicas. E uma destas – digo claramente com nome e sobrenome – é a ideologia de gênero”.

Nesse sentido, ressaltando sua “fidelidade ao Evangelho de Cristo e à Igreja Católica Apostólica Romana”, os membros do Centro Acadêmico defenderam “que os homossexuais devem ser acolhidos com respeito”, mas repudiaram “o lobby LGBT e a ideologia de gênero, que atentam contra os valores do Evangelho e contra a família”.

Também diante desta Semana LGBT, foi lançado na plataforma CitizenGo uma petição que já conta com mais de 10 mil assinaturas, a qual solicitava um pronunciamento do Arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz.

Na noite de terça-feira, 5 de setembro, a Arquidiocese de Londrina publicou em seu site uma nota de esclarecimento assinada pela Reitoria da PUCPR, direção do Campus Londrina.

No texto, afirma que a iniciativa do Diretório Central dos Estudantes de realizar a Semana LGBT “gerou diferentes compreensões de pessoas e setores da sociedade londrinense”.

“Para salvaguardar o diálogo e evitar toda forma de intolerância nesse momento conflituoso –indica –, a Reitoria da PUCPR, juntamente com a Diretoria do Câmpus Londrina, Diretoria de Identidade da Universidade e membros do DCE, com a anuência de seu Grão-chanceler (Dom José Antônio Peruzzo) e do Arcebispo Metropolitano de Londrina (Dom Geremias Steinmetz), achou por bem adiar o referido evento”.

A instituição informa ainda que, “cônscios de que a antropologia fundamental do processo de ensino-aprendizagem da PUCPR é pautada pelo Evangelho, essa mesma instituição faz jus ao diálogo aberto, franco e respeitoso e, portanto, essas reflexões terão nova data: 02 a 05 de outubro de 2017”.

“A organização do evento, bem como as palestras, contará com a presença de um teólogo católico, isso para garantir o alinhamento com os princípios da Igreja e da Universidade”, assegura.

Por fim, a nota acrescenta que, “amparados na tradição marista, a PUCPR propõe, portanto, como um de seus valores a Interculturalidade, a qual busca a unidade na diversidade, por meio do respeito, do diálogo, da acolhida e da sinergia resultante das nossas relações a partir das expressões da cultura, seus agentes e contextos”.

Confira também: