A Casa Central da Pontifícia Universidade Católica do Chile será o cenário do primeiro Congresso que reunirá os diferentes centros culturais católicos do país no dia 4 de setembro.

Segundo os organizadores do evento, o congresso "não só é uma instância de encontro para os distintos Centros Culturais Católicos Chilenos, mas além disso, busca que juntos contribuam na realização dos objetivos expostos em Aparecida, na construção de metas para viver o Bicentenário nacional e ser um ponto de encontro que contribua na preparação do encontro dos Centros Culturais Católicos pertencentes ao Cone Sul, a realizar-se em breve no Brasil".

Os expositores refletirão sobre os desafios culturais que deixou Aparecida, sobre como estes influirão na identidade dos Centros Culturais, os meios de comunicação e a cultura entre outras interessantes temáticas relacionadas à cultura de um ponto de vista cristão.

A lista de expoentes inclui Dom Andrés Arteaga Manieu, Bispo encarregado da Pastoral da Cultura da Conferência Episcopal do Chile; o Dr. Juan Miguel Cancino, Reitor da Universidade Católica Santíssima Conceição; Sergio Torres Pinto, Reitor da Universidade Católica Silva Henríquez; Eliana Rozas Ortúzar, ex-diretora executiva da Corporação de Televisão da Pontifícia Universidade Católica do Chile; Padre Fernando Díaz da Universidade Católica de Temuco; Padre Luis Rifo, Vice Chanceler da Universidade Católica Santíssima Conceição; e Jaime Gracioso Arellano, Decano Faculdade de Artes da Pontifícia Universidade Católica.

Entre os centros convidados estão a Associação de Rádios Católicas ARCA, o Centro de Ética da Universidade Alberto Hurtado, a Fundação Instituto Indígena, a Comissão Bicentenário, o Museu La Merced, o Instituto da Família Verti da Universidade São Tomás, o Canal 13 a Cabo e a Revista Humanitas.