Neste dia 12 de fevereiro, Dia Nacional Mariano, o Santuário Nacional de Aparecida lançou como parte do projeto ‘Eu Sou o Brasil Ético’ uma cartilha especial para incentivar os fiéis a refletirem seus valores cristãos e cidadãos.

O material foi disponibilizado no site www.a12.com/eusouobrasiletico, logo após a Missa e Adoração ao Santíssimo, que aconteceu às 9h no Santuário Nacional de Aparecida, como ocorre nos dias 12 de cada mês, durante este ano.

No material, o Santuário Nacional incentiva os cristãos a quebrarem estereótipos que, ao longo do tempo, foram assumidos pelos brasileiros, e que comprometem sensivelmente a sua decisão final do voto.

“Infelizmente há um incentivo à criação do discurso que desmerece o que temos de melhor: nossa gente, nossa cultura e nossas riquezas”, lamenta o texto.

Nesse sentido, ressalta que “o Santuário acredita que o Brasil é bem diferente daquele país cheio de estereótipos que diminuem as suas qualidades. Por isso nos recusamos a aceitar que somos do país do ‘jeitinho’, do ‘rouba mas faz’, da ‘política corrupta’, da ‘desonestidade’, do ‘desrespeito ao próximo’, do ‘egoísmo’, da ‘malandragem’, da ‘insegurança’”.

“A convocação é para todos: Queremos e podemos fazer um Brasil diferente, ressaltando as suas qualidades”, exorta o documento.

Neste mês de fevereiro, a campanha pró-cidadania ‘Eu Sou o Brasil Ético’ traz para reflexão o tema Segurança.

Segundo o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, a segurança permeia outras grandes necessidades da pessoa, já que sem segurança não há educação, amor fraterno e respeito pela dignidade humana. “Vamos protestar quando percebermos que o Estado não está cumprindo com seus deveres em relação as nossas vidas”, convoca.

O projeto ‘Eu Sou o Brasil Ético’ foi lançado pelo Santuário Nacional de Aparecida em janeiro deste ano e, como explica em seu site, “tem como objetivo convocar os cristãos a fazer uma profunda reflexão sobre os valores que devem reger suas ações e, a partir disso, construir um Brasil diferente”.

A iniciativa é desenvolvida por meio de três atitudes concretas: o Dia Nacional Mariano (no dia 12 de cada mês), a convocação para uma conversão dos cristãos e a orientação dos devotos para um voto consciente.

Confira também: