Carregando...
Profunda dor da Igreja na Venezuela ante a tragédia na refinaria de Amuay

A refinaria do Amuay antes do incêndio

CARACAS, 27 Ago. 12 / 01:38 pm (ACI/EWTN Noticias).- A Conferência Episcopal da Venezuela expressou sua profunda dor pela tragédia que ocasionou uma explosão e como consequência o incêndio em uma das quatro maiores refinarias do mundo, que ocasionou a morte de 41 pessoas e deixou pelo menos 80 feridos. Após três dias seguidos de incêndio, o fogo ainda não foi extinto totalmente.

As autoridades de Amuay, a maior refinaria da Venezuela com uma capacidade de 645 mil barris de petróleo por dia (bpd), admitiram que caso não consigam extinguir o fogo, em dois dias os dois tanques serão consumidos em sua totalidade.

"Estimamos que esta situação se solucione nas próximas horas, que o incêndio diminua, pelo menos em um dos tanques, para logo poder concentrar-nos no outro e extinguir o incêndio", disse o Ministro do petróleo e mineração, Rafael Ramírez, à televisão estatal.

A explosão teria sido produzida após três dias de uma fuga de gás, o que foi desmentido pelo presidente Hugo Chávez. Entretanto, Freites assinalou a respeito que "estão tentando confundir à opinião pública. Os gerentes estão atuando como operadores políticos, declaram para conservar seus postos".

Sobre esta delicada situação, os Bispos assinalam que a morte das 41 pessoas por causa da explosão e do incêndio "enlutam e entristecem a todo o povo venezuelano e, em particular, aos habitantes do estado Falcón".

"Como pastores da Igreja queremos fazer chegar nossa palavra de consolo e solidariedade cristãos aos afetados por tão lamentável sucesso. A fé em Jesus Cristo, Senhor da vida, médico das almas e dos corpos, os sustente na sua dor e lhes conceda a paz que só Ele pode oferecer. Tenham a certeza que as orações e o carinho de todos os católicos da Venezuela os acompanha neste momento", acrescentam.

Os prelados venezuelanos elevam suas orações "pelo eterno descanso dos falecidos. Pedimos que a confiança naquele que nos diz: ‘eu sou a ressurreição e a vida’, fortaleça na esperança da vida eterna, aos que hoje choram a morte de seus seres queridos".

Para concluir seu comunicado os Bispos fazem votos para que o Senhor, ante "momentos dolorosos como o presente nos ajude a crescer em fraternidade e espírito de colaboração a todos os venezuelanos".

Etiquetas: Incêndio, Venezuela

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Set
2

Católico em dia

2 de setembro de 2014

  • Você sabia que: Os Cardeais são eleitores do Papa desde 1059, seguindo atualmente as orientações da Constituição Apostólica de João Paulo II "Universi Dominici gregis".

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: