No domingo, 8 de abril, um grupo de desconhecidos assaltou a paróquia de São Fernando Rei, no estado de Tabasco (México) e profanou o Santíssimo Sacramento ao jogar as hóstias consagradas no chão, para roubar a âmbula.

Segundo informações da Diocese de Tabasco, os delinquentes "entraram violentamente" durante a madrugada na paróquia de São Fernando Rei, na cidade de Macuspana.

Em um comunicado, indicaram que os ladrões roubaram "alguns objetos de valor que estavam no templo. Profanaram o Santíssimo Sacramento que estava no Sacrário da comunidade, jogando as hóstias consagradas no chão, a fim de levar com eles as âmbulas".

Depois de descobrir o crime, o pároco, Pe. Rosalino da Cruz Ascencio, junto com os fiéis, realizou um às 11h “um ato de desagravo através das Quarenta Horas ante o Santíssimo Sacramento", presidido pelo vigário pastoral, Pe. Roberto Cruz Vital.

Do mesmo modo, assinalou que o Bispo de Tabasco, Dom Gerardo de Jesus Rojas Lopez, pediu a todos os sacerdotes, consagrados e leigos da diocese para que rezassem uma Hora Santa como um ato de reparação na quinta-feira, 12 de abril.

"Este triste sacrilégio deve mover as nossas consciências e a nossa responsabilidade pastoral, a fim de promover mais efetivamente o cuidado do Santíssimo Sacramento em nossas comunidades e templos paroquiais. Aproveitemos este momento para renovar a nossa devoção eucarística", manifestaram.

As autoridades locais estão investigando o caso.

Um relatório elaborado pelo Observatório Cidadão de Tabasco revelou que em 2017 ocorreram mais de 10 mil roubos violentos no estado.

"O estado de Tabasco ocupa o primeiro lugar em um raking que mede a violência no México para 5 delitos: Sequestro, roubo com violência, roubo a lojas e negócios, assalto a pedestres e roubo de animais domésticos", indicou à Televisa a Diretora de Análise e Estatística do Observatório Cidadão de Tabasco, Julia Arrivillaga.

Confira também: