A empresa discográfica Universal Music assinou um contrato sem precedentes com um grupo de monges austriacos que interpreta música gregoriana e se fez conhecido através do YouTube.com.

Os monges cistercienses da Abadia da Santa Cruz, localizada-se a 15 quilômetros de Viena, assinaram com a produtora inglesa e produzirão um novo álbum, que será distribuído mundialmente no final desse ano.

Os músicos responderam através do YouTube a um anúncio que convocava cantores de música medieval. Os monges superaram a mais de cem concursantes dos Estados Unidos, Itália, Irlanda e Canadá.

Para os religiosos, seu êxito é produto de uma "intervenção divina". No ano passado estiveram a ponto de gravar um álbum, mas deveram cancelar a sessão de gravação para receber a visita do Papa Bento XVI ao seu monastério, durante a viagem que o Pontífice fez na Áustria.

O Padre Karl, porta-voz da abadia, explicou à imprensa que "o canto gregoriano forma parte de nossa espiritualidade e nossa vida. Os ganhos serão usados no treinamento dos futuros irmãos".