O Vaticano lançou nesta quarta-feira, 6, dia da Epifania do Senhor, o projeto “o vídeo do Papa”, no qual o Santo Padre explica suas intenções de oração universal e para a evangelização, propostas pelo apostolado da oração. Isto se repetirá mensalmente.

Em um vídeo em espanhol, o Santo Padre comentou a intenção para a oração deste mês de janeiro: “Que o diálogo sincero entre homens e mulheres de diferentes religiões produza frutos de paz e de justiça”; enquanto a intenção evangelizadora é “para que, através do diálogo e da caridade fraterna, com a graça do Espírito Santo, sejam superadas as divisões entre os cristãos”.

No vídeo, o Pontífice afirma que “a maior parte dos habitantes do planeta se declara crente, isto deveria ser motivo para o diálogo entre as religiões. Não devemos deixar de rezar por isso e colaborar com quem pensa de modo diferente”.

“Confio em Buda. Creio em Deus. Creio em Jesus Cristo. Creio em Deus, Alá”, dizem os representantes budistas, hebreus, católicos e muçulmanos.

Em seguida, o Papa recorda: “Muitos pensam de modo diferente, sentem de modo diferente, procuram Deus ou encontram Deus de muitos modos; Nesta multidão, nesta variedade de religiões, só há uma certeza que temos para todos: somos todos filhos de Deus”.

Novamente, os diferentes representantes das confissões aparecem e dizem: “Creio no amor”.

O Papa expressou: “Confio em vocês para difundir a minha intenção deste mês: que o diálogo sincero entre homens e mulheres de diferentes religiões produza frutos de paz e de justiça; confio na tua oração”.

Segundo informou há alguns dias o diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, Pe. Frederic Fornos, cada vídeo será lançado “em inglês, espanhol, português, francês, italiano, alemão e até em árabe e chinês”, e “pouco a pouco em outros idiomas como holandês e hebreu para divulgar estes desafios e poder rezar juntos”.

A Santa Sé publica as intenções do Pontífice para cada mês do ano, estas estão relacionados aos desafios atuais pelos quais a humanidade está vivenciando.

Confira também: