A revista católica Palavra Nova chamou em sua última edição a desterrar a cultura da violência no país, porque “prevalecer pela força e a violência, pela imposição do medo, não é triunfar como seres humanos”.

Orlando Márquez, diretor da revista, destaca em sua coluna de opinião que aplicar a força através do medo nos faz “menos humanos”. “Não nos damos conta talvez, mas estamos feridos e a sociedade o reflete”, indicou.

No texto, explica que “a intolerância social e política” reproduz de uma vez violência e intolerância, cultivada nas mentes a idéia errada de que “ser autoritário e duro, dizer que não e ser intransigentes, é o único modo de triunfar e ser respeitados neste mundo”.

“É necessário romper com essa cultura da violência física, verbal ou psicológica”, indica Márquez, porque, conforme disse, não é mais importante o que grita mais ou o que se comporta de forma intransigente e autoritária.

O jornalista analisa a sociedade cubana e destaca que esta não é compassiva, embora sim solidária.

Destacou que inclusive em altos níveis “se fala de paz, mas não se atua pacificamente, nem compassivamente”. “A linguagem da guerra e de força nos acompanha cada dia do amanhecer, no matutino escolar ou na televisão”.

Diante desta situação, Palavra Nova propõe “fomentar a boa fé entre os cidadãos”, deslocando a violência através de uma cultura de vida, que traga a compaixão, a autêntica tolerância, o diálogo e a esperança.

Finalmente Márquez recorda que só respeitando a vida própria e alheia, e atuando de boa fé, pode-se manter a confiança no futuro da sociedade”.

Palavra Nova é uma revista mensal da Arquidiocese de Havana, guiada pelo Cardeal Jaime Ortega.