“Querido amigo, abrimos-lhe hoje o coração e as portas (…) a casa dos albaneses pertence a Deus e aos homens, hoje ela é sua”. Estas foram as palavras de boas-vindas que o Presidente da Albânia, Bujar Nishani, dirigiu hoje ao Papa Francisco no Palácio Presidencial de Tirana na chegada do Pontífice.

O Presidente destacou que “é uma honra, um privilégio, é uma grande emoção para mim ter entre nós o mais excelente hóspede, isto é um evento grandioso e histórico para o país, para todos os albaneses onde se encontrem. Os albaneses dizem a uma só voz: Bem-vindo à Albânia”.

O mandatário agradeceu ainda o Pontífice por ter escolhido a Albânia como o primeiro país que visita na Europa, e destacou a diversidade religiosa da nação: “rezamos a Deus de maneiras diversas, algo fundamental de nossa vida é a oração e temos alcançado paz e harmonia entre nós”.

Ao falar de como o comunismo “tentou mudar a antropologia para criar um novo homem sem Deus, sem liberdade sem objetos de culto e sem clero, proclamando-se como o único país ateu no mundo” Nishani destacou que “nós pensamos que a Igreja Católica albanesa como as outras entidades religiosas resistiram de maneira heróica a ditadura comunista”.

“Elas deram à nação, à Igreja e ao mundo civil os mártires dignos para a vida eterna neste país. As palavras dos sacerdotes católicos frente ao pelotão de execução eram: ‘Viva Albânia, Viva o Papa’”.

O Presidente assinalou além que a história do catolicismo na Albânia faz parte da história do catolicismo no mundo porque se remonta ao Apóstolo São Paulo.

Ele destacou logo que Albânia é o povo da Beata Madre Teresa de Calcutá e que uma das virtudes que sempre acompanhou o país é a gratidão para com a Santa Sé que os ajudou mesmo quando não eram muito próximos.

O mandatário disse logo ao Santo Padre “recebemos de S.S. uma voz de esperança, um horizonte de liberdade” e que as palavras do Papa são “uma lição iluminada de fé e humanismo, de valor cultural, uma verdadeira doutrina de paz e prosperidade” além de serem inspiradoras para a democracia na Albânia e em todo mundo.

Ao finalizar o Presidente agradeceu novamente ao Papa Francisco por visitar o país e a “honra e privilégio” que hoje concedeu à Albânia.

Para seguir a viagem do Papa Francisco na Albânia, confira:
www.acidigital.com/albania2014