Um suspeito está sob custódia depois que um incêndio provocado na manhã de 11 de dezembro destruiu uma paróquia católica em Franklin Lakes, Nova Jersey (Estados Unidos).

James Mayers, identificado como um homem de 26 anos morador de Franklin Lakes, foi preso logo após um incêndio na paróquia do Santíssimo Sacramento por volta de 1h30.

“Uma investigação revelou que James Z. Mayers entrou na estrutura durante as primeiras horas da manhã de 11 de dezembro de 2019 e deliberadamente iniciou o incêndio com o uso de gasolina e um isqueiro. Mayers foi preso no local e tratado pelos socorristas devidos aos ferimentos térmicos que sofreu no início do incêndio”, disse um comunicado emitido na quarta-feira à tarde pelo escritório do promotor do Condado de Bergen.

Mayers será acusado de incêndio premeditado agravado e roubo. Não estava claro de imediato se acusam Mayers de roubar. Ele está detido na cadeia do condado de Bergen, aguardando uma audiência no tribunal.

Os bombeiros chegaram à paróquia rapidamente depois de serem informados sobre o incêndio e começaram a trabalhar apagando as chamas.

O capitão da polícia municipal, John Bakelaar, disse aos meios locais que "o dano à igreja é absoluto" e que "o incêndio foi extenso".

Não está claro se Mayers era um paroquiano da Igreja do Santíssimo Sacramento, se havia frequentado sua escola ou se estava ligado de alguma forma à igreja.

As aulas foram canceladas na quarta-feira na Academia do Santíssimo Sacramento, que fica perto do prédio da paróquia. A escola não foi danificada pelo fogo.

Uma declaração da Arquidiocese de Newark agradeceu àqueles que trabalharam para combater o incêndio e que tentaram salvar o edifício da igreja "em meio às condições frias".

"Estamos avançando para garantir que a vida paroquial continue e atualmente estamos identificando locais alternativos para Missas, liturgias e atividades paroquiais", disse a Arquidiocese.

"Pedimos a todos que rezem por todos os afetados por este incidente", acrescentou.

Confira também: