A Fundação Vaticana Joseph Ratzinger - Bento XVI, concederá no dia 22 de novembro o Prêmio Ratzinger pela primeira vez a uma mulher, em sua edição 2014; trata-se da professora francesa Anne-Marie Pelletier, que será premiada junto com o também professor Mons. Waldemar Chrostowski.

Assim o divulgou no último dia 17 de junho o Presidente do Comitê científico da Fundação, Cardeal Camillo Ruini.

Anne-Marie Pelletier desenvolveu trabalhos na área de hermenêutica e de exegese bíblica, além de pesquisar sobre o papel da mulher no cristianismo.

Anne-Marie Pelletier nasceu em 1946. Foi professora de Linguística geral e Literatura comparada na Universidade de Paris X, agora Marne-la-Vallée; além de Teologia do matrimônio no Instituto Católico de Paris (França).

Atualmente ensina Sagrada Escritura e Hermenêutica bíblica na Faculdade Notre Dame do Seminário de Paris. Até 2013 foi professora de ensino bíblico no Instituto Europeu de Ciências das Religiões (IESR). Também pesquisou sobre “Judaísmo e Cristianismo”, no Collège des Bernardins, e sobre o mundo monástico. Além disso, é autora de vários livros de hermenêutica e exegese bíblica.

“Pelletier é, portanto, uma personalidade de destaque no catolicismo francês contemporâneo, que combina um merecido prestígio científico e uma grande vitalidade e versatilidade cultural. Possui uma genuína dedicação a causas muito importantes para o testemunho cristão na sociedade”, afirmou o Cardeal Ruini.

Por sua parte, Mons. Waldemar Chrostowski nasceu em 1951 Chrostowo, Polônia. É Doutor em Teologia e recebeu o título de professor universitário outorgado pelo presidente da Polônia. É redator geral da revista ''Collectanea Theologica'' e preside a associação de biblistas poloneses.

Sua produção tanto científica como de divulgação é muito ampla e nela se destacam: “Profetas frente à história. A interpretação da história de Israel em Ezequiel 16,20 e 23 e a sua reinterpretação na Bíblia dos Setenta”, os dois volumes de “O Jardim do Éden. Testemunho da diáspora assíria e diáspora assíria dos israelitas”, “Deus, Bíblia, Messias”, “A Igreja, os Judeus, Polônia”.

Além disso, ensina na Faculdade de Teologia da Academia de Varsóvia, na Universidade Cardeal Stefan Wyszynski e em diversos ateneus e seminários.

“Monsenhor Chrostowski está comprometido no diálogo católico-judeu e polonês-judeu e foi durante muito tempo membro da comissão do episcopado polonês para o diálogo com o judaísmo. Une ao rigor científico, a paixão pela Palavra de Deus, o serviço à Igreja e a preocupação para com o diálogo inter-religioso”, destacou o Cardeal Ruini.

O Prêmio Joseph Ratzinger é uma homenagem que desde 2011 reconhece àqueles estudiosos que se sobressaíram por suas atividades de pesquisa científica no âmbito teológico.